Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COVID-19

Em Belém e no interior, Policlínica ultrapassa os 44 mil serviços realizados

Estrutura itinerante já passou por Santo Antônio do Tauá, Castanhal, Bragança e Cametá

Por Carol Menezes (SECOM)
27/05/2020 18h47

Cerca de 38 mil procedimentos já foram realizados pela equipe multiprofissional da Policlínica Metropolitana em pouco mais de um mês de atendimento exclusivo para pessoas com sintomas da Covid-19. A estrutura itinerante do atendimento, que já passou por Santo Antônio do Tauá, Castanhal, Bragança e Cametá, pôde proporcionar outros seis mil serviços em saúde, entre consultas, exames e encaminhamento para internação de pacientes com sintomas graves.

A doméstica Maria Virgínia Franco Rosário, de 58 anos, buscou a Poli Metropolitana nesta quarta-feira, 27, com sintomas leves da doença. "Gostei porque foi rápido. Ninguém gosta de estar no hospital, mas tudo estava padronizado, não teve aglomeração, se continuar assim, está bom demais. É torcer para não precisar voltar", contou ela, antes de deixar a unidade depois de passar por consulta médica.

Com consultórios equipados e profissionais habilitados, a unidade, localizada no bairro do Marco, em Belém tem capacidade para fazer até mil atendimentos por dia, e funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h. Como não se trata de um espaço para serviço de urgência e emergência, atende somente casos de baixa e média complexidade, que são avaliados por equipe qualificada. Se confirmada a necessidade, pacientes são encaminhados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

José Luiz Rodrigues Lima, de 26 anos, também conseguiu atendimento na unidade hoje e diz ter ficado surpreso com a rapidez em relação à quantidade de pessoas em espera. "Mesmo assim não demorou tanto, foi rápido na medida do possível, e o atendimento é todo correto, as informações são bem explicadas o tempo todo", avaliou.

Interior - A estrutura itinerante conta com cinco consultórios, sendo quatro montados sobre uma carreta e o quinto em uma van. Uma ambulância integra a iniciativa, assim como um tomógrafo para a realização de exames de captação de imagens em alta definição. Clínica geral, pneumologia e pediatria são as especialidades ofertadas. Médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos administrativos fazem parte da equipe multiprofissional que viaja pelo Estado.