Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMPLIAÇÃO

Santarém passa a ofertar 51 leitos de UTI para tratamento de Covid-19

Governo do Estado destinou 8 respiradores para o Hospital Regional do Baixo Amazonas e 10 para o Hospital de Campanha

Por Ronilma Santos (SRGBA)
25/05/2020 21h25

Equipamentos são desembarcados para reforçar atendimento a pacientes de Covid-19Oito kits de respiradores e monitores cardíacos, com bombas de infusão, chegaram em Santarém na tarde desta segunda-feira (25) para ampliar leitos no Hospital Regional do Baixo Amazonas. O Governo do Pará enviou no domingo (24) outros 10 equipamentos para o Hospital de Campanha, aumentando para 51 leitos de Unidade de Terapia Intensiva no município.

O Secretário Regional de Governo do Oeste Henderson Pinto explicou que o envio dos equipamentos para o Hospital Regional do Baixo Amazonas possibilita estruturar também a unidade hospitalar de alta complexidade. “Essa foi uma determinação do governador Helder Barbalho e com isso, o Hospital Regional do Baixo Amazonas passa de 27 para 35 leitos de UTI, destinados para pacientes de Covid-19, o que vai ajudar consideravelmente na redução do número de pessoas aguardando vagas, tanto na Unidade quanto no Hospital de Campanha” - Henderson Pinto.

O diretor Geral do HRBA Hebert Moreschi afirmou este é um grande reforço do Governo do Estado. "Nós recebemos esses equipamentos em boa hora, afinal o Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência para toda região oeste do Pará, atende aproximadamente 1.200.000 de habitantes e nós sabemos que a contaminação pelo vírus está se expandindo. Existe uma tendência forte de que a demanda aumente ainda mais, e o nosso objetivo com esses equipamentos é dar um reforço nessa guerra. Acredito que amanhã eles já estarão disponíveis para serem utilizados pela população." 

Os equipamentos fazem parte da remessa de 130 respiradores que o Estado recebeu na sexta-feira (22) do Ministério da Saúde. No domingo (24), 10 kits chegaram a Santarém e foram destinados para o Hospital de Campanha e já estão sendo montados.