Cadeia Pública de Parauapebas recebe ação de combate à Covid-19

22/05/2020 14h51 - Atualizada em 22/05/2020 15h35
Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)

Sem nenhum caso suspeito ou confirmado de infecção pelo novo coronavírus, a Cadeia Pública de Parauapebas (CPP), a partir das diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou nesta sexta-feira (22) uma grande ação de saúde voltada aos custodiados da unidade. O objetivo é continuar a prevenção contra a Covid-19 e manter o sistema prisional humanizado. 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas, a ação no CPP visou o atendimento da totalidade de custodiados, o que corresponde a 260 internos. Iniciada às 8h, a ação, que durou o dia inteiro, contou com cinco profissionais de saúde que realizam atendimentos médicos para diagnóstico de possíveis sintomas da Covid-19 e outras patologias, com a realização, também, de exames rápidos e testes para enfermidades como Diabetes, Tuberculose, HIV, Sífilis, Hepatite e outras. 

A unidade que já realizou a imunização não apenas dos internos, mas de seus servidores penitenciários contra a H1N1, busca a prevenção ao novo coronavírus e a identificação e tratamento das demais patologias na população prisional.

“É importantíssima essa ação porque mesmo sem nenhum caso, sabemos que devemos prevenir para que nenhum interno seja contaminado. Com os servidores também temos todo o cuidado. Até o momento, os atendimentos realizados não identificaram casos suspeitos de Covid-19, mas o apoio da Secretaria de Saúde garante a realização de tomografia caso surja alguma dúvida em diagnóstico, com a disponibilização de testes rápidos para Covid-19”, afirma.