Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSUNTOS POLÍTICOS

Governador do Pará é o único representante do Brasil em um evento internacional da Agenda 2030

Ainda durante a reunião, a Prefeitura de Nova York, na abertura do evento, anunciou que o Governo do Pará foi o primeiro do mundo a aderir ao Movimento Relatório Local Voluntário que reporta o progresso da implementação dos ODS

Por Larissa Noguchi (SECOM)
21/05/2020 13h51

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou na manhã desta quinta-feira (21), do Webinar “Global Vision/Urban Action Program”, realizado pelo escritório de assuntos internacionais da prefeitura de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Outras autoridades como Penny Abeywardena (Comissária para Assuntos Internacionais da cidade de Nova York); Maimunah Mohd Sharif (Diretora Executiva da ONU-Habitat) e  Dra. Cathy Oke (Conselheira da cidade de Melbourne, na Austrália) também contribuíram com o debate.

O evento virtual reuniu os representantes internacionais e subnacionais. Com o tema saúde pública, os participantes relataram a situação da Covid-19 no mundo e suas estratégias de desenvolvimento sustentável para enfrentar a pandemia, tendo como referência a Agenda 2030.

Em sua fala, o chefe do executivo ressaltou que o Pará entrou em “lockdown” para baixar os números da Covid-19, reforçando o isolamento social como recomendação da Organização Mundial da Saúde e relacionou o momento atual com a Agenda 2030. “A agenda 2030 é uma ferramenta poderosa para as tomadas de decisão. Isso nos ajudou a entender que não podemos abordar a Covid-19 apenas focando em garantir uma vida saudável e promover o bem estar para todos. Nós também precisamos usar nossos recursos para promover a economia local e cuidar das pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade”, disse Helder Barbalho.

Participação do Pará na agenda 2030 

Desde 2018, a prefeitura de Nova Iorque fez uma articulação com a ONU, que passou a receber relatórios de governos subnacionais para firmar o compromisso com a Agenda 2030. Desde setembro de 2019, 208 governos locais do mundo todo aderiram a esse movimento.

Helder Barbalho é o primeiro governador do mundo a assinar a Declaração Relatório Local Voluntário, firmando os seguintes compromissos: realizar um evento com vários segmentos da sociedade para democratizar a Agenda 2030; realizar o alinhamento do seu plano de governo com a Agenda e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e produzir um Relatório Local Voluntário, relatando como o governo vem cumprindo a Agenda 2030.