Projeto 'Hospitalidade Turística' encerra a 2ª fase
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) encerra nesta quinta-feira, 1º de junho, a segunda etapa do curso de Qualificação Profissional em Hospitalidade Turística, em Belém. Este segundo momento teve início no dia 30 de maio, no auditório do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) e foi direcionado para as comunidades tradicionais de Santo Amaro, Abacatal e Ilha do Combu.
O curso, que foi promovido por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), objetivou capacitar esse nicho para o bem receber, fomentar a criação de unidades habitacionais nessas localidades e, assim, melhorar a recepção e o acolhimento aos visitantes.
O projeto, denominado Agrovárzea, está dividido em três etapas: Sensibilização, Capacitação de Serviços e Gestão de Negócios. Esta segunda etapa, denominada "Qualidade no Atendimento", proporciona aos participantes a aquisição de conhecimento sobre a relevância do atendimento ao cliente. Os 16 concluintes do curso participaram primeiramente de um ciclo de palestras e, posteriormente, de aulas teóricas e práticas. Para a execução do trabalho a Setur e o Ideflor contaram com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“O projeto é importante porque as Unidades de Conservação tiveram nos últimos 10 anos um aumento expressivo nas visitações. Estamos contribuindo para a qualificação das comunidades que vivem no entorno ou dentro delas, para que possam estar potencialmente prontas para receber o turista. O Ideflor-bio é responsável por essas unidades e acredita que o turismo é a solução para o desenvolvimento sustentável desses locais; o Senar é o grande parceiro, que trabalha com a comunidade rural e a Setur contribui unindo as pontas dessa parceria, já que ela é encarregada da política pública do turismo”, explica Flávia Lima, gerente de Qualificação Profissional da Setur.
* Com a colaboração de Ângela Reis