Hospital de Campanha de Breves chega ao 10º dia de atendimento

20/05/2020 16h06 - Atualizada em 20/05/2020 17h43
Por Rodrigo Reis (EMATER)

Prestes a completar 10 dias de atendimentos à população, o Hospital de Campanha de Breves, no arquipélago do Marajó, já recebeu 20 pacientes com a Covid-19, sendo que dois foram transferidos e quatro receberam alta. Ao todo, a Unidade conta com 60 leitos (56 clínicos e quatro de estabilização); 130 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e da área administrativa. 

Referência para mais de 318 mil habitantes da região marajoara, o hospital atende pacientes dos municípios de Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. A transferência de pacientes para a Unidade ocorre de acordo com a disponibilidade de leitos cadastrados na Central Estadual de Regulação.

A agora ex-paciente, Edna Paiva, 46 anos, que ficou internada durante cinco dias no hospital de campanha, ressalta o atendimento humanizado que recebeu dos profissionais. "Quando cheguei, me agasalharam em um leito, me deram os remédios e fizeram todos os exames. Fui muito bem tratada pela equipe que estava lá, toda hora vinham saber como eu estava. Não tenho do que me queixar, primeiramente, graças a Deus e depois a eles, eu estou viva!".

“Os pacientes recebem todo o tratamento necessário e acolhimento das nossas equipes. É um motivo de alegria toda vez que um paciente recebe alta”, destaca Diego Silva, diretor técnico do hospital. 

Investimentos – O hospital de campanha marajoara é a quarta unidade construída no Estado para atender pacientes acometidos pela covid-19 ou por síndrome aguda respiratória. Com esse incremento, o Pará passou a contar com 720 leitos em hospitais de campanha, sendo 420 em Belém, no Hangar - Centro de Convenções, em Marabá, no Centro de Convenções do município, com 120 leitos e no Espaço Pérola do Tapajós, em Santarém, com outros 120 leitos. Todas as unidades fazem parte da estratégia montada pelo governo estadual em combate à pandemia do novo coronavírus.