Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Custodiados da Colônia Penal de Santa Izabel recebem ação contra o novo coronavírus

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
18/05/2020 21h59

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Diretoria de Assistência Biopsicossocial, iniciou nesta segunda-feira (18) ação de saúde para combater o novo coronavírus na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. O objetivo é prestar atendimento e acompanhamento médico aos internos da unidade prisional e identificar casos de sintomas gripais e outras doenças de risco.

Todos os mais de 1,9 mil custodiados na unidade prisional de regime semiaberto passarão pelos atendimentos durante a ação. Neste primeiro dia de atividades, as equipes de saúde fizeram uma busca ativa por internos com sintomas gripais, em todas as alas e celas. Aqueles que apresentarem sintomas serão imediatamente avaliados pela equipe de enfermagem. Eles receberão os devidos cuidados médicos e entrarão em isolamento para evitar novas possíveis contaminações.

A partir do segundo dia, os demais internos passarão por triagem de avaliação médica. Após essa etapa, estes custodiados passarão por consulta, assim como os que apresentaram sintomas gripais no início da ação. A equipe que executa as atividades é composta por enfermeira, técnicos de enfermagem, psicóloga e assistente social da própria CPASI, além de enfermeiras de outras unidades prisionais, dois médicos e profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Complexo Penitenciário de Santa Isabel.

Prevenção - Segundo a diretora de Assistência Biopsicossocial, Sandra Costa, todas as unidades prisionais do Estado estão recebendo ou ainda receberão os serviços e atendimentos desta ação. “Vamos salvar muitas vidas. A ação é de suma importância porque previne o que pode acontecer, como eles terem complicações, por exemplo. Estamos tentando evitar uma grande contaminação”, explicou.

O cronograma da ação prevê a conclusão das atividades para a próxima sexta-feira (22). Os internos que, por indicação médica, também precisam de reforço nutricional terão o  cardápio ajustado e serão acompanhados por uma equipe de nutricionistas que vai avaliar a evolução nutricional dos custodiados.

Além disso, assistentes sociais fazem um levantamento quanto à documentação dos internos da CPASI, para realizar, na próxima semana, um mutirão para a emissão de Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Cartão SUS. Os prontuários de saúde dos custodiados também serão avaliados e, quando necessário, atualizados.

Todas as unidades da Seap passam, diariamente, por higienização e cuidados necessários para combater a Covid-19. A secretaria segue as medidas de prevenção previstas no protocolo de atendimento ao novo coronavírus, desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conforme orientações dos ministérios da Saúde e da Justiça.