Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BANCO DE SANGUE

Hemopa Tucuruí faz parceria com OAB para abastecer o estoque

Fundação garante que a doação é segura e não oferece risco de contágio de Covid-19

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
18/05/2020 13h45

O estoque de sangue reduziu consideravelmente diante da pandemia do novo coronavírus. E, cada vez mais, a Fundação Hemopa precisa de parcerias de instituições públicas e privadas, associações comerciais e civis, igrejas, entre outros, para manter o abastecimento de sangue para a rede hospitalar do Estado. 

Advogado Ezequiel Silveira doou sangue nesta segunda (18)Esta semana, o Hemonúcleo de Tucuruí firmou parceria com a Ordem dos Advogados do Pará (OAB/PA), que atua no município e se comprometeu em mobilizar a classe em prol da doação de sangue. O advogado Ezequiel Silveira foi o primeiro a comparecer nesta segunda-feira (18). 

"A gente sente que é importante, é uma questão de humanidade ajudar quem precisa neste momento. Eu acredito muito na lei de semeadura: é preciso plantar, porque a gente não sabe se um dia a gente ou um parente vai precisar de sangue", destacou o doador.

Além de Tucuruí, o Hemonúcleo é responsável por abastecer mais quatro municípios da região: Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Pacajá. Após o alerta da pandemia do novo coronavírus, diariamente, a unidade de coleta da cidade está recebendo cerca de cinco doações. O ideal seria o dobro para manter o estoque abastecido. 

A Fundação Hemopa garante que a doação de sangue é segura e não oferece risco de contágio. O hemocentro está seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde quanto à segurança ao usuário e higienização do espaço. Todos os servidores estão usando máscaras e o álcool em gel é disponibilizado para todos que entram na unidade. 

Doador também pode agendar para realizar o ato com dia e hora marcadasTucuruí – Para fazer a doação de sangue de forma mais rápida, o doador voluntário também pode marcar a visita ao Hemonúcleo de Tucuruí. Basta ligar para (94) 98415-9006 e agendar o melhor dia e horário para efetuar a doação de sangue. 

Para doar sangue, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É imprescindível a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).