Fiscalização do Detran segue por todo o Pará para garantir o cumprimento do decreto governamental

Bloqueios de via são montados para restringir o fluxo de entrada e saída nas cidades paraenses

15/05/2020 18h51 - Atualizada em 15/05/2020 20h16
Por Lilian Guedes (DETRAN)

Detran é mantenedor das normais legais de trânsito e exerce papel educativo aos usuários durante pandemiaAgentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em parceria com a Polícia Militar e secretarias municipais de saúde, percorrem diariamente cidades para garantir o cumprimento do lockdown e inibir o contágio de Covid-19 no Pará. As ações tem se voltado para a conscientização das pessoas quanto à importância do isolamento social nesse período de pandemia.

Barreiras sanitárias foram montadas nesta sexta-feira (15) em Breves, na ilha do Marajó, um dos municípios afetados pelo decreto governamental. Com o endurecimento das fiscalizações no local, os agentes averiguaram se condutores de veículos obedeciam às medidas de restrição de circulação, enquanto agentes municipais de saúde orientavam sobre questões de higiene e itens de proteção.

O Detran também realizou barreiras de fiscalização no município de Novo Progresso, sudoeste do Estado. Durante a operação de abordagem, condutores e pedestres receberam orientações de prevenção. “Nossas ações não são fixas. Estamos percorrendo o Estado a fim de atingir toda a população paraense e alcançar o índice de isolamento social necessário para conter o avanço da doença”, explica Ivan Feitosa, coordenador de operações do Detran. 

Na quinta-feira (14), cidades do sudoeste e nordeste paraense receberam as fiscalizações. Em Itaituba e Altamira, foram montados bloqueios de via nos acessos aos municípios. Em paralelo, agentes de saúde realizaram higienizações para diminuir os riscos de contaminação.

Já na região nordeste, as barreiras de fiscalização se concentraram em Aurora do Pará e Capanema. A ação nestas áreas monitorou a circulação das pessoas nas ruas, aferiu a necessidade de tráfego e realizou abordagens de orientação. 

As ações do Detran, em caráter mais rígido e punitivo, seguem até o dia 24 de maio. O decreto que estabeleceu o lockdown foi prorrogado em Belém e em mais nove municípios que registraram número 50% maior do que a média estadual de pessoas infectadas.