Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

SEAP entrega mais de 1 mil máscaras Face Shield para Sespa

Máscaras são confeccionadas por internas do Centro de Reeducação Feminino

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
13/05/2020 20h31

Internas do Centro de Reeducação Feminino (CRF), em Ananindeua, confeccionam, desde a última sexta-feira (8), três tipos de máscaras de proteção para serem distribuídas e utilizadas contra o novo coronavírus, dentre elas a Face Shield, utilizada principalmente pelos profissionais de saúde. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e busca apoiar a luta contra a Covid-19.

Até esta quarta-feira (13), mais de mil máscaras já foram entregues ao Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e, no total, mais de duas mil máscaras já foram confeccionadas. Após a primeira entrega, as novas máscaras produzidas são destinadas à equipe de saúde da Seap, que vem prestando atendimentos aos servidores com suspeita ou confirmação da Covid-19, aos agentes penitenciários e às próprias internas dos CRFs de Ananindeua e de Marituba.

Os materiais utilizados para a produção das máscaras Face Shield foram doados pelo CIIR. Já as outras confecções, feitas para uso interno da secretaria, são feitas a partir de doações feitas pela Cooperativa Social de Trabalho Arte Empreendedora (Coostafe) - projeto interno do CRF -, que trabalha na produção destes materiais e em outras funções administrativas da própria cooperativa.

“Lá fora, eu sempre trabalhei na área da saúde, sou técnica de enfermagem, trabalhei em farmácia e como distribuidora de medicamentos. Como eu estou privada da minha liberdade, é uma imensa satisfação poder colaborar com essa situação que está acontecendo no mundo. É gratificante, ficamos muito felizes quando recebemos a notícia de que confeccionaríamos as máscaras para ajudar nesse combate”, conta Leilane, uma das custodiadas que trabalha na produção de máscaras. 

Além de máscara Face Shield e do modelo de pano tradicional, as internas também confeccionam um terceiro modelo, que se assemelha com os dois tipos já citados e é quase a junção destes. Neste modelo, a máscara possui uma parte de pano, como a convencional, para proteger a região da boca e do nariz, além de uma proteção de plástico que, costurada à parte de pano, fica fixa à frente dos olhos, para diminuir ainda mais a probabilidade de contaminação. 

A pluralidade de ações realizadas pela Seap contra o novo coronavírus, é um dos assuntos ressaltados pelo diretor de Reinserção Social (DRS), Belchior Machado. “Estamos buscando contribuir de várias formas no combate à Covid-19, desde limpeza e desinfecção de órgãos à produção de equipamentos de proteção. Essa parceria com a SESPA, por meio do CIIR, possibilita a produção de máscaras Face Shield, para servidores da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Isso demonstra que o trabalho prisional tem sido uma ferramenta importante no combate a esta pandemia”, finalizou.

Cerca de 20 custodiadas trabalham na ação e estão munidas de máscaras de proteção. Essas e outras ações estão sendo adotadas e executadas em diferentes unidades prisionais do Estado. Todas com o mesmo objetivo: contribuir para o combate à Covid-19.