Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IRREGULARIDADES

Operação adverte pessoas que descumpriram decreto e fiscaliza cemitérios

Cinco pessoas foram autuadas e quatro estabelecimentos notificados neste domingo (10)

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
10/05/2020 19h33

 

A Polícia Civil do Pará autuou cinco pessoas pelo descumprimento do decreto governamental 729/2020, durante as ações de fiscalização dos agentes de segurança pública realizadas neste domingo (10). Quatro pessoas que não usavam máscara de proteção foram apresentadas pela Polícia Militar, na Central de Atendimento (Ceat) de São Brás/Cremação.

Na Ceat Sacramenta, um homem foi autuado por fazer uso de bebida alcoólica em local não permitido. Além disso, ele estava incentivando a população contra o trabalho dos agentes de segurança. Todos assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência e foram liberados.

“A Operação Lockdown, em Belém, conta com 20 policiais, além das seccionais e unidades policias do interior que também realizam este tipo de fiscalização, que não tem hora pra terminar”, afirmou o coordenador da operação, delegado Renan Souza.

As equipes da Diretoria Estadual de Polícia Administrativa, Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (Decor) e Diretoria de Polícia Especializada (DPE) intensificaram a fiscalização em supermercados da capital paraense. Na manhã deste domingo, um supermercado que fica na avenida José Bonifácio e outro localizado no bairro da Marambaia foram advertidos por não realizar o controle de entrada de pessoas. Um box na Feira da Marambaia também recebeu advertência. 

Supermercado foI advertido por não realizar o controle de entrada de pessoas

“Temos aumento de casos, aumento de mortes e redução de isolamento. Precisamos proteger a população, portanto, nesse momento, os infratores foram autuados e se houver reiteração de conduta, medidas mais severas serão adotadas que vai de multa a interdição desses estabelecimentos”, reiterou o delegado-geral Alberto Teixeira. 

Movimentação nos cemitérios

A operação “Campo Santo”, realizada por policiais civis da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) e Diretoria de Polícia do Interior (DPI), averiguou a movimentação nos cemitérios mais procurados neste Dia das Mães.

Durante a ação no Cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, os policiais detectaram apenas a presença de carros funerários para sepultamentos. Os funcionários do cemitério faziam o controle de entrada nos locais, restringindo para duas pessoas da família no caso de morte por suspeita de Covid-19 e cinco membros no caso de morte natural ou outra causa.

No Cemitério da Marambaia, a fiscalização foi realizada também pelas equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Houve movimento intenso na frente do cemitério por causa de uma feira que fica bem perto do local. No entanto, o movimento também era em decorrência da chegada de funerais.

Agentes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) juntamente com a guarnição da PM estiveram no Cemitério do Tapanã. No local, foram realizados apenas funerais.

As equipes da 2ª RISP ficaram responsáveis pela averiguação nos cemitérios localizados nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benfica e Benevides. Não houve aglomerações nos locais, apenas no movimento de chegada de corpos para sepultamentos. Um cemitério particular em Ananindeua reforçou a segurança e não permitiu visitação.

“A operação fiscalizou necrópoles em Belém e Região Metropolitana, e em razão do decreto, a conduta de visitação nos cemitérios foi vedada por conta de possíveis aglomerações. Esta ação contou com cinco equipes da Polícia Civil e apoio da Guarda Municipal, PM e Bombeiros”,  explicou o delegado Marco Antônio Duarte, diretor de Polícia Metropolitana.