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Polícia Civil reforça serviços e atendimento durante lockdown

Em Belém, cinco unidades seguem abertas ao público, com plantões noturnos e funcionamento em feriados e finais de semana

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
06/05/2020 10h25

A Polícia Civil do Pará continuará disponibilizando, durante o período do lockdown, em Belém, cinco unidades policiais para atendimento ao público, com plantões noturnos e funcionamento em feriados e finais de semana. 

As Seccionais da Cremação, Sacramenta, Cidade Nova, Icoaraci e Marituba funcionarão como central de atendimento da seguinte forma:

- Ceat Cremação conta com apoio dos servidores e recebe as demandas das unidades de São Brás, Jurunas, Comércio, Guamá, Terra Firme e Guamá;

- Ceat da Sacramenta absorve os servidores e as demandas das unidades da Marambaia, Benguí, Cabanagem, Atalaia, Pedreira e Sacramenta;

- Central de Icoaraci conta com os servidores e as demandas das unidades de Icoaraci, Tapanã, Tenoné e Outeiro;

- Ceat Cidade Nova abrange os servidores e as demandas das unidades da Cidade Nova, Ananindeua, Icuí-Guajará, Guanabara, Júlia Seffer, Aurá, Jaderlândia, Distrito Industrial e Paar, 

- Ceat Marituba atende as demandas das unidades de Marituba, Decouville e Aurá.

A Seccional de Mosqueiro (distrito de Belém) continuará com plantão normal de 24h, sem qualquer alteração. As Delegacias de Santa Bárbara do Pará, Benevides e do distrito de Murinim continuarão com atendimento apenas no expediente normal. Nos plantões, a população deve procurar a Central de Atendimentos de Marituba.

“A Polícia Civil irá intensificar as ações que vem realizando diuturnamente no Estado, agora, para fiel cumprimento do decreto emanado pelo Governo do Pará nesse período de lockdown. Faremos ações preventivas e repressivas e reforçaremos as nossas unidades para, em sendo necessário, lavrar os procedimentos legais em desfavor daqueles que não cumprirem o decreto governamental” - delegado-geral Alberto Teixeira.

Normalidade – No interior, as seccionais, delegacias e unidades especializadas funcionarão normalmente, assim como as unidades da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis: Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Delegacia de Proteção ao Idoso (Dpid), Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH), Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Silcade).

As unidades da Diretoria de Polícia Especializada (DPE) também seguem o atendimento normal - Diretoria de Polícia Administrativa (DPA), Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), Divisão e Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe), Divisão de Homicídios/Divisão de Homicídios Agentes Públicos, Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Delegacia de Homicídios Metropolitana (DHM) e Delegacia de Homicídios Icoaraci (DHI).

“Vale ressaltar que os atendimentos presenciais nas delegacias estão sendo realizados somente em caso de flagrante ou quando o acusado é conduzido, envolvendo os seguintes crimes: homicídio, latrocínio e remoção de cadáver; lesão corporal; violência doméstica e contra crianças e adolescentes; crimes contra a dignidade sexual, entre os quais o estupro; sequestro e cárcere privado; roubos em geral e situações que possam ocorrer o perecimento da prova, mediante prévia análise do delegado de polícia”, acrescentou Teixeira. 

Delegacia Virtual – Os usuários podem registrar o boletim de ocorrência direto pelo telefone no site da Delegacia Virtual. O portal também dispõe da 2ª via do boletim de ocorrência, que tem a mesma validade de um B.O. feito na delegacia de forma presencial. Para fazer o registro virtual é necessário acessar e preencher o formulário na página eletrônica.

A população pode registrar as seguintes ocorrências: acidente de trânsito sem vítima; ameaça; calúnia; crimes contra as relações de consumo; difamação; estelionato; falsa identidade; falso alarme; furto; injúria; invasão de dispositivo informático; perda/extravio de documento ou objeto; perturbação da tranquilidade e roubo.

Emissão de RG – O agendamento para emissão do registro de identidade atenderá aos casos restritivos e emergências (cirurgias, internações, viagens, benefícios INSS, seguro desemprego e afins) devidamente comprovados, de modo a diminuir as possibilidades de contágio da Covid-19. Serão realizados 30 atendimentos por dia com hora marcada no período de 8h ás 12h.

O agendamento deve ser feito por meio do site da Polícia Civil. Vale ressaltar que será necessária a comprovação da necessidade do atendimento para todos os usuários agendados. A emissão de RG só está disponível no Posto de Identificação localizado na sede da Delegacia Geral, em Belém, localizado na avenida Magalhães Barata, bairro Nazaré.