Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Segup adquire testes rápidos e medicamentos para agentes que atuam no combate à pandemia

Por Walena Lopes (SEGUP)
05/05/2020 17h54

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) recebeu, na manhã desta terça-feira (5), mil novos testes básicos e mais 500 medicamentos voltados para atender aos servidores do sistema de segurança do Estado com suspeita ou infectados pela covid-19. Essa é uma das ações especificas promovida pela Segup que tem o objetivo de resguardar a saúde dos agentes de segurança que atuam na linha de frente no combate a pandemia do novo coronavírus no Pará.

Os testes rápidos serão especialmente aplicados nos servidores que apresentem suspeita de contágio e que estejam entre o 7º e o 10º dia de sintomas, como febre, tosse, dor no corpo, cansaço ou dificuldade para respirar. O período sinalizado evita que sejam atestados falsos negativos. Para fazer o teste rápido, o agente deve procurar o centro de atendimento de saúde da sua instituição. 

A aplicação do teste será realizada por cada instituição correspondente aos órgãos de segurança que farão a distribuição, conforme necessário, para os servidores. Além dos testes, foram viabilizados também medicamentos como a Hidroxicloroquina 400mg e a Azitromicina 500mg para os agentes que apresentarem a testagem do exame positivo para covid-19. Os remédios estão sendo utilizados em diversos países por apresentarem resultados positivos no tratamento contra o coronavírus. Para ter acesso, os agentes devem dispor de receita médica e assinar termo de consentimento, procurando também a referência de saúde dentro do órgão onde atua. 

Respeitando a disponibilidade, os agentes de segurança que apresentarem a doença serão encaminhados para a internação na rede hospitalar. 

Medidas protetivas

Desde o início da pandemia no Estado a secretaria de Segurança Pública já viabilizou para os agentes de segurança 15 mil vacinas de Influenza para imunização em postos exclusivos em cada instituição, conforme calendário de vacinação, além de distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como máscaras, luvas, álcool etílico 70º, álcool em gel 70º, óculos de proteção, aventais e macacão de proteção, além da desinfecção dos órgãos; a antecipação do auxílio-fardamento para militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar; e a realização de cursos de prevenção online.

Para o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado as medidas de proteção e cuidados voltados aos agentes é de extrema necessidade, visto que eles são alguns dos profissionais que atuam na linha de frente, em combate a pandemia no Estado.

“Diante da situação em que nos encontramos, infelizmente foi inevitável o contágio de alguns dos nossos agentes, porém desde o início da crise, disponibilizamos equipamentos, cursos à distância para que pudessem se informar dos perigos e se prevenir contra a covid-19. Agora estamos trabalhando para garantir os testes e medicamentos indicados para aqueles que necessitam de tratamento, além de viabilizar o encaminhamento de exames e atendimentos para os agentes que apresentam casos leves e moderados, e ações para internação nos casos graves da doença”, falou o titular da Segup

Ualame tranquilizou a população e os agentes da segurança pública. "Podem ficar tranquilos, pois em que pese a crise, as providências que podem ser tomadas pela segurança pública estão sendo tomadas”, finalizou o titular da Segup.