Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMPROMISSO

Seduc enaltece contribuição da Feira do Livro à aprendizagem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/06/2017 00h00

A secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, visitou a XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar, neste domingo (4). No final da manhã, a titular da Seduc percorreu estandes do evento promovido pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Ela se reuniu com profissionais da área e estudantes no estande da Secretaria de Educação na Feira. Ana Claudia interagiu com estudantes reunidos em partidas de xadrez escolar, contatou com técnicos do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe) e concedeu entrevista ao Projeto Rádio Escola, no estúdio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE Belém) no estande.

“O livro é sempre um parceiro da Educação”, enfatizou a secretária ao ser entrevistada, na rádio, pelo apresentador Antônio Jorge, ao lado da professora Vânia de Castro, do NTE Belém. O programa da Rádio Escola foi transmitido em web rádio e contou com a participação de estudantes que trocaram mensagens com a entrevistada durante o programa.

Parceria e aprendizagem - A realização da Gincana Literária na Feira do Livro, mediante parceria da Secult e Seduc, reunindo estudantes de escolas públicas estaduais que desde março estudaram a vida e obra de autores paraenses foi elogiada pela secretária Ana Claudia. “Entre tantos avanços que a Feira traz está o fato de fazer com que esse aluno comece a valorizar, a dar importância à questão literária, da leitura. A gente sabe que um bom leitor é um bom escritor, um bom leitor é aquela pessoa que vai ter uma boa fala, criatividade, ter um bom futuro. E isso é bom que a gente esteja desenvolvendo desde a primeira idade”, afirmou.

A Feira do Livro registra a cada ano o envolvimento não apenas dos estudantes e professores, mas, também, da comunidade como um todo, como assinalou Ana Claudia Hage. “A gente observa pessoas de todas as idades circulando nos corredores e estandes da Feira. A família já trazendo aquela criança de colo para olhar os livros, para ver os alunos jogando xadrez. Família e educadores valorizando a Feira do Livro. O livro é parceiro da Educação e vai ser um parceiro eterno. Então, é família se conscientizando disso também”, pontuou.

A atuação dos professores promovendo a participação das comunidades escolares na Feira do Livro é algo que chamou a atenção da titular da Seduc. Os próprios educadores como protagonistas do processo pedagógico nas escolas são incentivados pelo Governo do Estado, por meio do Credlivro (Programa de Formação Continuada), que disponibilizou R$ 4 milhões para os profissionais de Educação para adquirir livros na Feira.

“Eu quero ressaltar o trabalho importante do professor. Ele é o maior divulgador e quem faz a comunicação desta Feira na escola. É gratificante ver que o nosso colega professor, professora, leva para dentro da sua sala a valorização desse trabalho, e a Secretaria que cuida da educação do povo fica agradecida e feliz em saber que nós temos no nosso quadro profissionais comprometidos com o aprendizado, e esse aprendizado começa, também, lendo um livro”, concluiu.