Seap realiza testes rápidos e atendimentos médicos aos servidores
Para auxiliar o trabalho realizado pelo sistema de saúde contra o novo coronavírus, equipes de saúde da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizam atendimentos a servidores da secretaria. Nesta quinta-feira (30), os profissionais de saúde da Seap realizaram 103 testes rápidos e deram orientações.
Este trabalho vem sendo feito deste a última sexta-feira (24) por equipes da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (Cavs), da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP); e da Coordenadoria de Assistência Social (CAS), da Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB). Após analisar as demandas, os funcionários que afirmaram estar com sintomas da Covid-19 foram divididos em grupos de dez pessoas por horário, para evitar aglomerações, e direcionados para a sede administrativa da secretaria, onde os atendimentos foram realizados.
No total, 406 testes rápidos já foram feitos. Os servidores atendidos passam por uma triagem, informando quando os sintomas começaram a aparecer, se tiveram contato com algum caso confirmado, entre outras perguntas que auxiliam na solução de cada caso. Dependendo dos resultados e do estado de saúde, os profissionais de saúde fornecem atestados médicos para garantir o período necessário de quarenta do contaminado e prescrevem receitas médicas com medicamentos utilizados especificamente para o tratamento do novo coronavírus, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde.
O atendimento continua sendo feito de acordo com as novas demandas recebidas pela Cavs, para garantir suporte a todos os servidores que necessitarem. Ao todo, já foram realizados 130 atendimentos médicos e de enfermagem e 553 atendimentos biopsicossocial. Além disso, segue disponível o serviço de vídeo-consulta, no qual servidores com suspeita de contágio da covid-19 passam por uma triagem online e recebem um atendimento preliminar de uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, médico e enfermeiro. Com base no resultado deste atendimento, o servidor pode agendar a realização do teste rápido e, se necessário, pode contar com os outros suportes de saúde oferecidos pela Secretaria.