Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Hospital Galileu vira unidade de referência para o atendimento de pacientes com a covid-19

Atendimento no local será por encaminhamento. Determinação do governador Helder Barbalho muda o perfil do hospital e amplia a rede estadual de combate ao novo coronavírus

Por Dayane Baía (ARCON)
30/04/2020 16h00

Para desafogar as emergências da região metropolitana de Belém, o governador Helder Barbalho anunciou, no início da tarde desta quinta-feira (30), que Hospital Público Estadual Galileu passa a ser de referência exclusiva para os casos de covid-19. É a segunda unidade hospitalar com mudança de perfil para atender a demanda. Nesta quinta-feira (30), o Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci, começou a funcionar como pronto-socorro de pacientes com sintomas respiratórios.

Pelas mídias sociais, o governador fez o anúncio sobre a mudança.

“Gostaria de informar à população paraense, de maneira especial aos moradores da região metropolitana, de que por minha determinação, o Hospital Galileu, na avenida Mário Covas, no limite entre Belém e Ananindeua, passará a ser integralmente um hospital para atendimento de pacientes com covid-19 ou síndrome aguda respiratória. Não será um hospital de porta aberta, será um hospital referenciado para que possa desafogar as Unidades de Pronto Atendimento, os prontos-socorros e também aqueles que estão em necessidade de internação”.

O Hospital Galileu não fará atendimento emergencial e receberá pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s) e prontos-socorros. Desde o dia 22, a unidade já estava recebendo casos de covid-19, mas com a mudança de estratégia toda a estrutura será utilizada.

“Nós estamos disponibilizando 96 leitos clínicos e mais oito leitos de UTI. Portanto, é mais um Hospital Estadual que estará especificamente e de forma integral para atendimento a pacientes de coronavírus no Estado do Pará”, finalizou Helder Barbalho.