Sedap incentiva aumento da produção de banana para reduzir importação
O aumento da produção de banana no Pará será estimulado para reduzir a importação da fruta no Estado, que hoje atinge o índice de 90% na capital. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove o curso sobre Cultura da Bananeira, Manejo e Técnicas de Produção.
A partir desta terça, 6, até sexta-feira, 8, 45 técnicos e extensionistas de Castanhal, Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel, Vigia, Colares e São Caetano de Odivelas vão receber novos conhecimentos sobre manejo e técnicas de cultivo da bananeira durante o curso na Embrapa, em Belém. Posteriormente, a nova tecnologia será transferida para produtores da região metropolitana de Belém e Nordeste paraense.
A ação é do Programa Pará Produtivo, da Sedap, que pretende incentivar a formação de um novo polo de bananicultura nessas regiões, afim de aumentar a produção e garantir o abastecimento do mercado da capital. A redução da importação significa também o aumento da geração de emprego e renda para os produtores e a dinâmica da economia do Estado.
O Pará é um dos principais produtores de banana do país, mas historicamente a capital importa grande quantidade da fruta, gerando renda para outros Estados. Em 2016, o valor da comercialização no Centro de Abastecimento de Belém (Ceasa) foi de R$ 80 milhões. O governo do Pará trabalha para reverter esse quadro.