Governo do Pará participa de videoconferência com ministro da Saúde
Governador Helder Barbalho representou o Estado e reforçou o pedido para envio de equipamentos para UTIs
Na manhã desta terça-feira (28), o governador do Pará, Helder Barbalho, se reuniu por videoconferência com o ministro da Saúde, Nelson Teich, e outros governadores da região Norte, para discutir medidas de enfrentamento à covid-19.
Helder Barbalho e o titular da Sespa , Alberto BeltrameHelder Barbalho pediu ao ministro que auxilie a estrutura das UTIs do Pará com o envio de respiradores, monitores e EPIs para suprir a demanda de atendimento dos hospitais do Estado, em especial, na capital paraense, Belém.
“Agradeço a oportunidade desta reunião. Quero dizer aqui que precisamos de forma imediata de respiradores e monitores, como também EPIs. Este é o pleito do estado do Pará. Neste momento, estamos com 192 leitos de UTI específicos para covid, e mais mil leitos clínicos da mesma forma, bloqueados para covid-19. Fizemos todos os investimentos por parte do Estado, mas, neste momento, temos uma dificuldade de garantir o fluxo da nossa regulação”, ressaltou o governador.
Helder Barbalho também agradeceu o empenho do Ministério da Saúde desde o início da pandemia e fez um apelo de urgência na colaboração do envio de materiais essenciais para o atendimento dos pacientes com coronavírus.
“Quero fazer um apelo urgente ao governo federal. Que nós possamos construir de forma paralela um planejamento, mas, neste momento, nós precisamos da ajuda do governo federal para que possa disponibilizar pelo menos 100 respiradores que se juntarão aos demais equipamentos já comprados por nós”, pediu o governador do Pará.
O Ministério da saúde informou que irá analisar o pedido, mas, até o momento, não há resposta efetiva.