Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc lança ferramenta para melhorar desempenho de estudantes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/06/2017 00h00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou nesta segunda-feira, 5, uma ferramenta digital para auxiliar no aprendizado dos alunos em Português e Matemática. Chamada de Foco Pedagógico, a nova ferramenta foi criada com base nos resultados da Prova do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), que vem sendo aplicada anualmente pelas escolas estaduais e municipais desde 2015.

O Sispae faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, executado pela Seduc no âmbito do Pacto pela Educação. Uma das missões do sistema é avaliar o desempenho dos estudantes em Português e Matemática, de escolas públicas estaduais e municipais, do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A ferramenta Foco Pedagógico é uma plataforma digital que já está disponível no portal da Seduc (www.pa.gov.pa.br). Demonstra aos professores, técnicos e gestores escolares um conjunto de dados que compõem a avaliação de conhecimentos adquiridos pelos alunos das escolas estaduais e municipais, em Língua Portuguesa e Matemática – disciplinas que são o fundamento da performance do ensino em geral - permitindo que os professores avaliem quais as habilidades e competências cujo ensino precisa ser melhorado.

Nesta segunda-feira, um grupo de gestores das Unidades Seduc na Escola (USE) e professores de escolas da Região Metropolitana de Belém participaram de uma demonstração da ferramenta feita por educadores e técnicos do Sispae, durante evento na sede da Seduc, transmitido por vídeo conferência às sedes das Unidades Regionais de Ensino (URE) localizadas no interior.

Os técnicos analisaram os dados estatísticos da avaliação dos resultados das provas de Português e Matemática realizadas em novembro de 2016; demonstraram ainda como os professores podem utilizar esses dados para melhorar o ensino dessas disciplinas.

Disponível no site www.focopedagogico.pa.gov.br, a ferramenta pode ser acessada no portal da Seduc, na internet. Toda a comunidade de educadores da secretaria pode conhecer os dados. O servidor tem acesso utilizando seu número de matrícula e de documentos pessoais. “O professor tem a visão macro do desempenho de todos os alunos da escola, em três níveis: alto, médio e baixo grau de domínio em cada habilidade estudada; pode conhecer, inclusive, o perfil de cada aluno e, assim, elaborar estratégia para trabalhar temas e habilidades específicas que a turma precisa aprender”, informa Evandro Feio, coordenador Estadual do Sispae.

Feio ressaltou que os professores, técnicos e gestores, além dos alunos, devem se empenhar para que a ferramenta seja efetivamente usada em benefício da melhoria global da educação paraense, conforme preconiza o Pacto pela Educação. “Suportes como esse podem e devem ser explorados pelos professores para garantir os direitos de aprendizagem real de nossos estudantes. A partir de agora teremos um novo desafio: difundir ao máximo a plataforma para que o gestor e o professor, diante dos indicadores, possam ir além dos números, ou seja, não fazer apenas diagnósticos, mas, também, pensar como melhorar a escola”, concluiu.

O professor da Universidade Federal do Pará (Ufpa), Heliton Ribeiro Tavares, responsável pela implantação do Sispae em 2013, destacou a importância da difusão dos resultados das avaliações, entre os professores, para que possam entender a realidade revelada pela pontuação de cada um, na prova. “A realidade é mais complexa que os números. Até então, não havia sinergia entre o chão da escola e os gestores que a idealizaram. Hoje, uma ferramenta como esta nova é de uma grandeza pedagógica valiosa”, disse o professor.

Serviço:
Acesse a plataforma Foco Pedagógico pelo no endereço: www.focopedagogico.pa.gov.br