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COMBATE AO CORONAVÍRUS

Polícia Civil cria protocolo para atender servidor com diagnóstico de covid-19

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
25/04/2020 08h52

A Polícia Civil do Pará instituiu um protocolo de atendimento a ser adotado pela Instituição quando um servidor informar que tem sintomas da covid-19 (tosse, febre, coriza, dor de garganta, em especial dores 
intensas no corpo e cabeça e atrás do olhos). 

"O primeiro ato é que cada servidor deverá comunicar sua chefia imediata, podendo esta comunicação ser feita pelo PAE, e-mail ou whatsaap. Em seguida, o chefe imediato deve afastá-lo o quanto antes para cumprir quarentena domiciliar de 14 dias o quanto antes e, em seguida, deve remeter a comunicação do afastamento do servidor a seu superior e, este a Diretoria de Atendimento ao Servidor", explicou o delegado-geral Alberto Teixeira. 

Marco Santos / Ag. ParáA DAS compila diariamente as informações dos servidores com afastamento do trabalho por suspeita de covid-19 em um banco de dados e informará aos plantonistas do serviço social, psicológico e médico online. Os servidores sintomáticos também podem realizar o teleatendimento de consultas médicas, acolhimento psicológico ou de assistência social através dos seguintes contatos: 

- Médico: 98568-6361 / 98568-3011

- Psicológico: 98568-6113 / 98568-2422

- Serviço social: 98568-2468 / 98568-2308

"Vale ressaltar que o  setor médico da DAS orientará o servidor, por telefone, em relação aos sintomas e tratamento e poderá encaminhar o servidor com forte suspeita de covid-19, caso verifique a necessidade, para consulta e tomografia em clínica credenciada pela Polícia Civil e realizará o teste rápido para a doença após dez dias, a contar do recebimento da comunicação do seu afastamento", informou o titular da Polícia Civil.

Cada diretoria deverá encaminhar para o e-mail da DAS (daspcpa@gmail.com) a relação dos seus servidores afastados com sintomas de covid ou positivados, contendo os seguintes dados: nome completo, cargo, lotação, telefone, endereço, idade, se possui doenças preexistentes, e data do afastamento.

A Polícia Civil também disponibiliza uma ambulância móvel  que servirá para transporte de forma emergencial do servidor em quadro clínico grave, como insuficiência respiratória, de onde ele estiver, dentro da região metropolitana, até uma UPA ou hospital de urgência e emergência do seu plano. O serviço funciona com a  escala de dois servidores, sendo ao menos um da área da saúde, os quais trabalharão em regime de plantão de 24h x 72h.

O teste rápido será realizado em servidores da Polícia Civil que se enquadrarem dentro das condições abaixo e, após análise do corpo médico da DAS: 

  • 10 (dez) dias após recebimento pela DAS da comunicação do diretor ou assessor a que estiver vinculado o servidor;
  • Após realização do teste, a DAS encaminhará dentro de 24 horas o resultado para a diretoria a que está vinculado aquele servidor;
  • Se o resultado do teste for negativo o servidor deverá retornar imediatamente ao trabalho.
  • Caso seja positivo, deverá ficar mais 07 (sete) dias em isolamento domiciliar e, após poderá trabalhar normalmente, pois já terá cumprido a  quarentena.