Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMBIENTE DE TRABALHO

Combate à Covid-19 continua a desinfecção de prédios públicos

Internos do sistema penitenciário participam do projeto, que garante a remição de pena referente aos dias trabalhados

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
24/04/2020 18h56

O Projeto Limpeza e Desinfecção, desenvolvido com internos do sistema penitenciário, continua intensificando a higienização de órgãos públicos no Pará. A ação é uma iniciativa do governo do Estado, executada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e busca prevenir a proliferação do novo Coronavírus. Nesta sexta-feira (24), o trabalho foi realizado nos prédios do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA), da Procuradoria-Geral do Estado do Pará (PGE), da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) e no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Hoje o trabalho foi realizado nos prédios do Ministério Público, da PGE, Cohab e Centro de Perícias Científicas Renato ChavesO trabalho de limpeza e desinfecção é feito por um grupo de 20 custodiados da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi), unidade prisional de regime semiaberto localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém. Os internos que trabalham no projeto recebem remição de pena referente aos dias trabalhados. De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), a cada três dias trabalhados o apenado tem um dia de pena remido.

O projeto iniciou no dia 8 deste mês, com a limpeza em órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), que incluem a Delegacia-Geral da Polícia Civil, a sede da Seap, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), o Comando-Geral da Polícia Militar, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Segup).

Após a conclusão desta etapa, outros órgãos públicos do Estado foram contemplados pelo projeto, como a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Divisão de Homicídios.

Cronograma - O diretor de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado, disse que o projeto deve se estender devido ao grande interesse manifestado pelos próprios gestores de órgãos públicos. “Esse projeto tem sido muito procurado pelas secretarias e órgãos do Estado. Estamos com um cronograma cheio até o final de mês, e já montando o de maio. Nosso intuitivo é poder deixar os ambientes de trabalho dos servidores mais seguros em relação à Covid-19, diminuindo a possibilidade de contágio”, explicou.

A ação ainda será realizada no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, e na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, além de prédios do Instituto Médico Legal (IML), da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), da Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Social de Belém (Semed), do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).

Para combater a Covid-19, a Seap também trabalha para higienizar todas as unidades prisionais do Estado diariamente, e garante a saúde de todos os custodiados, servidores e colaboradores do sistema penitenciário do Pará. Essas e outras medidas fazem parte do Protocolo de Atendimento ao novo Coronavírus, adotado pela Secretaria e elaborado em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), respeitando as normas e orientações dos ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública.