Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

PM entrega máscaras de tecido em locais públicos de forma gratuita

Ação faz parte do programa 'Máscara para Todos' do Governo do Pará

Por Taiane Figueiredo (PMPA)
24/04/2020 17h39

A Polícia Militar iniciou, nesta sexta-feira (24), a distribuição gratuita de máscaras à população que circula em locais públicos sem o equipamento de proteção individual. A medida integra o Programa "Máscara para Todos" do Governo do Estado, que adquiriu 230 mil máscaras confeccionadas por costureiras, microempreendedores individuais e empresas de pequeno porte.

As máscaras são de algodão e dupla face, em conformidade com o padrão estabelecido pela Anvisa. A distribuição vai ocorrer, a princípio, nos municípios de Castanhal, Santa Izabel, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém, mas será estendida a todo o Estado. Além de entregar o EPI, os militares atuam no policiamento ostensivo e orientam a população sobre a importância de manter o distanciamento social.

Na capital, a distribuição das máscaras começou em paradas de ônibus, sinais de trânsito, praças e portas de estabelecimentos do centro da cidade, onde parte da população ainda não usava o equipamento. “Como eu preciso estar na rua para levar o sustento da família, nada melhor do que estar protegido com a máscara. É importante essa ajuda, pois além de combater a criminalidade, a PM também ajuda a combater a pandemia”, comentou o taxista Arlindo Moraes da Cruz, 33 anos. 

Para o comandante do 2º Batalhão da PM, tenente-coronel Getúlio Rocha, a participação da corporação no Programa “Máscaras para Todos” vai ao encontro de outras medidas que a corporação já tem adotado. “Essa é mais uma ação do Governo visando a diminuição da incidência do novo coronavírus em nosso Estado. Isso colabora com o plano de ação feito pela Polícia Militar, levando a mensagem de conscientização à toda população”, afirmou o tenente-coronel.

As ações implementadas pela Polícia Militar para coibir a pandemia no Estado incluem também a atuação em barreiras sanitárias, fiscalização de transporte interestadual e intermunicipal, fiscalização de estabelecimentos comerciais e bancários e contenção de aglomerações para garantir o distanciamento social.