Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORONAVÍRUS

Fisioterapeutas do HC recuperados de covid-19 voltam ao trabalho 

Por Melina Marcelino (HC)
23/04/2020 14h57

A gerência de Reabilitação da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) está recebendo de volta os fisioterapeutas do Hospital que foram contaminados pela covid-19, fizeram o tratamento, e estão recuperados para voltar ao trabalho. No retorno, eles serão brindados com uma camisa, símbolo da celebração da vida. Dos 34 profissionais do hospital 13 estão afastados, contaminados com o novo coronavírus. Um fisioterapeuta já se recuperou e voltou ao trabalho na quarta-feira (22), e mais três estão com previsão de retorno para a próxima segunda-feira (27).

Cláudia Fragoso e João Pinho Junior Segundo Cláudia Fragoso, Gerente Técnica de Reabilitação, a fisioterapia é a linha de frente para enfrentar esse novo coronavírus. Os fisioterapeutas acompanham médicos e enfermeiros durante os procedimentos de intubação, extubação ou na aspiração de secreções.

“A gente está muito suscetível e exposto a contaminação, já tivemos 13 servidores afastados até o momento e lógico essa doença é grave, precisamos ficar em casa, precisamos ter cuidado, precisamos nos paramentar corretamente, mas sem esquecer que tudo passa e que para esses profissionais já passou, e podemos ter o retorno desse servidor ao trabalho para ajudar a  enfrentar o que ainda tem pela frente”, avalia a gerente.

A camisa estampa os dizeres “Linha de Frente. Eu Venci o coronavírus.”, e foi pensada para valorizar a vida e a volta dos profissionais que se recuperaram após o período de enfermidade. “Com o primeiro servidor retornando me veio a ideia de mostrar que a gente passa por situações ruins, mas  que superamos, a gente pode retornar ao trabalho sem maiores consequências”, explica Cláudia.

João Pinho Junior é fisioterapeuta da FHCGV, e foi afastado do trabalho com suspeita de covid-19 no início de abril. Na ocasião, apresentou febre, dor no corpo, dor nas costas. “Logo em seguida eu liguei para a vigilância sanitária para fazer o teste, o PCR. Nesse período eu fiquei aguardando em casa, tomando os devidos cuidados, isolado. Quando o resultado saiu positivo eu fui afastado por mais 10 dias”, lembra o fisioterapeuta, que não teve nenhum comprometimento respiratório e garante que está pronto e muito feliz em voltar ao trabalho. “É muito gratificante saber que eu estava na linha de frente e voltei e estou pronto pra ajudar a combater o vírus nos nossos pacientes”. 

João Pinho Junior A camisa, para o fisioterapeuta, também é um símbolo de vitória. “Adorei a camisa, já estou usando, para mostrar que a gente consegue vencer, é um apoio e incentivo para não criar mais pânico. É lógico que temos que tomar todas as precauções, mas a gente tem que se conscientizar que isso vai passar, que devemos tomar os devidos cuidados, manter o distanciamento social, lavar as mãos e observar a nossa saúde”, finalizou João.