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ATÉ 30 DE ABRIL

Polícia Civil mantém cinco centrais de atendimento na Região Metropolitana de Belém

O atendimento ao público estará disponível em plantões noturnos, feriados e finais de semana para evitar a propagação da Covid-19

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
22/04/2020 19h42

A Polícia Civil do Pará disponibiliza, no período de 23 a 30 de abril, cinco unidades policiais para atendimento ao público, com plantões noturnos e funcionamento em feriados e finais de semana. A medida, que inicia nesta quinta-feira (23) e pode ser prorrogada, segue as determinações do Decreto 609/2020, que visa evitar a proliferação da Covid-19.

As Seccionais de São Brás, Marambaia, Cidade Nova, Icoaraci e Marituba funcionarão como central de atendimento da seguinte forma:

- Ceat São Brás contará com apoio dos servidores e receberá as demandas das unidades de São Brás, Jurunas, Comércio, Guamá, Terra Firme e Guamá;

- Ceat da Marambaia absorverá os servidores e as demandas das unidades da Marambaia, Benguí, Cabanagem, Atalaia, Pedreira e Sacramenta;

- Central de Icoaraci contará com os servidores e as demandas das unidades de Icoaraci, Tapanã, Tenoné e Outeiro;

- Ceat Cidade Nova vai abranger os servidores e as demandas das unidades da Cidade Nova, Ananindeua, Icuí-Guajará, Guanabara, Júlia Seffer, Aurá, Jaderlândia, Distrito Industrial e Paar, e

- Ceat Marituba atenderá com os servidores e as demandas das unidades de Marituba, Decouville e Aurá.

A Seccional de Mosqueiro (distrito de Belém) continuará com plantão normal de 24 h, sem qualquer alteração. As Delegacias de Santa Bárbara do Pará, Benevides e do distrito de Murinim continuarão com atendimento apenas no expediente normal. Nos plantões, a população deve procurar a Central de Atendimentos de Marituba.

“Todas as unidades, salvo as Centrais de Atendimentos, terão apenas dois servidores para fazer a orientação da população e preservar a unidade policial. Os diretores das Centrais de Atendimentos providenciarão a escala de serviço na unidade, bem como farão revezamentos dos servidores, de modo a propiciar atendimento adequado para a população. Com estas ações, buscaremos otimizar os serviços prestados à população pela Polícia Civil, bem como diminuir o tempo de permanência dos servidores nas centrais através do rodízio”, explicou o delegado-geral Alberto Teixeira. 

Normalidade - No interior, as Seccionais, Delegacias e Unidades Especializadas funcionarão normalmente, assim como as unidades da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis: Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID), Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH), Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Silcade).

As unidades da Diretoria de Polícia Especializada (DPE) também seguem o atendimento normal - Diretoria de Polícia Administrativa (DPA), Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), Divisão e Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe), Divisão de Homicídios/Divisão de Homicídios Agentes Públicos, Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Delegacia de Homicídios Metropolitana (DHM) e Delegacia de Homicídios Icoaraci (DHI).

“Vale ressaltar que os atendimentos presenciais nas delegacias estão sendo realizados somente em caso de flagrante ou quando o acusado é conduzido, envolvendo os seguintes crimes: homicídio, latrocínio e remoção de cadáver; lesão corporal; violência doméstica e contra crianças e adolescentes; crimes contra a dignidade sexual, entre os quais o estupro; sequestro e cárcere privado; roubos em geral e situações que possam ocorrer o perecimento da prova, mediante prévia análise do delegado de polícia”, acrescentou Alberto Teixeira.

Delegacia Virtual - Os usuários podem registrar o boletim de ocorrência direto pelo telefone no site da Delegacia Virtual. O portal também dispõe da 2ª via do boletim de ocorrência, que tem a mesma validade de um B.O. feito na delegacia de forma presencial. Para fazer o registro virtual é necessário acessar www.delegaciavirtual.pa.gov.br e preencher o formulário na página eletrônica.

A população pode registrar as seguintes ocorrências: acidente de trânsito sem vítima; ameaça; calúnia; crimes contra as relações de consumo; difamação; estelionato; falsa identidade; falso alarme; furto; injúria; invasão de dispositivo informático; perda/extravio de documento ou objeto; perturbação da tranquilidade e roubo.