Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Arcon avança rumo à criação do Cadastro Único para deficientes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/06/2017 00h00

Mais uma etapa da agenda positiva que vem sendo cumprida entre a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) e integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD), em torno da implantação de um Cadastro Único Estadual que assegure, de fato, o direito dessas pessoas à gratuidade no transporte intermunicipal de passageiros, foi realizada na manhã desta quarta-feira (07), na sede da Arcon.

Além de representantes do Conselho Estadual, participaram do encontro membros da Associação de Cegos do Pará (Ascepa), Associação dos Deficientes Físicos do Oeste do Pará e da Associação Souza Filho de Artes Marciais.

O diretor de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon, José Croelhas, representou o diretor geral do órgão, Bruno Guedes, na reunião e informou que a Agência já solicitou à Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) estudos e proposta para a implantação do projeto, que consiste no desenvolvimento de um sistema operacional de cadastro das pessoas e a confecção de cartões de identificação.

“A Arcon mobilizou sua equipe técnica para elencar todos os procedimentos necessários à construção e socialização desse cadastro único junto a seus operadores”, explicou José Croelhas.

Parceria - Croelhas também destacou que a Arcon já iniciou um diálogo com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) para que a Agência possa utilizar o cadastro de beneficiários dos projetos sociais do governo do Estado e que este seja utilizado também no Cadastro Único Estadual. “Reunir essas informações num mesmo espaço será uma experiência inédita no que diz respeito ao reconhecimento dos direitos ao livre deslocamento das pessoas com deficiência no Pará”, aposta o diretor.

Ivanilson Cardoso, membro do CDPD, destacou a sincronia entre a Arcon e a entidade. “Estamos muito felizes com a evolução do projeto, que tem todo o nosso aval e apoio. Temos visto os esforços empreendidos pela equipe da Arcon e torcemos para que essa agenda positiva siga em frente e possamos ter o reconhecimento dos nossos direitos", enfatizou.