Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'2º ESQUENTA'

Escola de Governança realiza evento on-line sobre inovação

A programação visa promover o 1º Prêmio Inova Servidor, que ainda recebe inscrições

Por Isabela Quirino (EGPA)
21/04/2020 18h33

Nesta sexta-feira (24), a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) realizará o “2º Esquenta Semana da Inovação na Gestão Pública”, que faz parte da programação para promover o 1º Prêmio Inova Servidor. Desta vez, o evento será transmitido on-line, das 10 às 11h30, pelo canal no Youtube da EGPA (https://www.youtube.com/channel/UC43pJCpI3Jh6LQEjCIYThlA?view_as=subscriber).

A transmissão on-line permitirá um número maior de participantes no evento“O Esquenta é uma estratégia que encontramos para divulgar a premiação, para que os servidores públicos conheçam mais sobre Inovação e possam ficar motivados para participar do nosso Prêmio Inova Servidor”, explicou a diretora-geral da EGPA, Evanilza Marinho, que destacou a importância da realização pelas redes sociais. “O primeiro foi presencialmente, no auditório da Escola de Governança. Mas agora, em função da Covid-19, nós realizaremos virtualmente. Acredito que a vantagem vai ser muito grande, porque poderemos ter uma participação muito maior, já que as pessoas não terão que se deslocar e poderão assistir de onde estiverem”, acrescentou a gestora.

Com grandes expectativas em relação à participação do funcionalismo público no evento, Evanilza Marinho considera fundamental participar e se informar sobre o que é Inovação. “Muitos servidores já estão fazendo isso, fazendo inovação nas instituições públicas e, portando, podem concorrer a esse prêmio”, ressaltou.

A segunda edição da programação terá a participação de Carolina Nasses, servidora pública federal, responsável pela coordenação do Concurso Inovação no Setor Público da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), que vai abordar o tema “Tenho um projeto, devo inscrever em concursos de Inovação?”. Também estará na programação a psicóloga Luana Faria, fundadora do LA-BORA! Gov: Gestão Inovadora de Pessoas, responsável pelo tema “Qual o caminho para inovar dentro do meu órgão?”

Carolina Nasses destaca que, por meio da premiação, muitos projetos inovadores serão conhecidos e disseminados. “A minha fala será mais no sentido de encorajar e inspirar os servidores do Estado do Pará a inscreverem seus projetos inovadores. Falarei um pouco o que o Concurso Inovação entende por inovação, quais os tipos de inovação que premiamos e trazer alguns exemplos de inciativas estaduais que já foram premiadas pelo Concurso”, adiantou.

Para participar não são necessárias inscrições prévias. Mas durante o evento um formulário estará disponível para que os servidores sejam certificados. 

Incentivo - A premiação é uma iniciativa que busca incentivar a melhoria de processos e serviços em instituições públicas, destacando propostas implementadas em processos (mudanças normativas) e serviços (melhorias de atendimento), bem como estudos e pesquisas que tenham embasado decisões governamentais.

Para se inscrever é necessário estar em atividade na esfera estadual, abrangendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, atuando na administração direta, autárquica e fundacional, bem como em empresas públicas ou sociedades de economia mista. As inscrições devem ser realizadas em equipes, com o mínimo de três servidores, e cada equipe pode inscrever uma única iniciativa, que deve estar em execução há pelo menos seis meses e apresentar resultados mensuráveis.  

O edital e o manual do candidato estão disponíveis para os servidores que ainda desejam inscrever suas iniciativas.