Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM CASA

Índices de isolamento social no Pará melhoram na quinta-feira (16)

Taxa cresceu 3% e alcançou 49,70%, deixando o Estado na 15º posição do país

Por Walena Lopes (SEGUP)
17/04/2020 13h41

O Pará apresentou uma pequena melhora no índice de isolamento social, recomendado pelos órgãos de saúde pública para combater o avanço da pandemia do novo coronavírus. A taxa subiu para 49,70%, na última quinta-feira, (16) registrando 3% a mais de isolamento em relação a quarta-feira (15), quando os índices registrados no Estado foram de 46, 38%. Os dados são da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que monitora a taxa de isolamento social todos os dias. Hoje, o Pará ocupa a 15º posição de isolamento social do país.

“Estes dados estão um pouco melhores comparados aos registrados na quarta feira (15). Na quinta-feira (16), já subimos 3% na taxa de isolamento, porém essa média ainda não nos coloca em uma boa posição em nível nacional. Continuamos na 15º posição comparado com as demais cidades da federação, sendo que o recomendado é 70% e agora estamos próximo de 50%” - Ualame Machado, titular da Segup.

Segundo o secretário, a expectativa é que, com a chegada do feriado prolongado, que vai de sábado até terça-feira (21), haja melhora no índice, "tendo em vista que a população deva permanecer em casa, pois não terá que se deslocar ao trabalho e ainda pelas restrições de viagens interestaduais e intermunicipais. "Esperamos melhorar esses índices e colocar o Pará na mesma posição do feriado anterior que chegou a ficar em 7º lugar. Mas, para isso, contamos com a colaboração e compreensão da população”, disse o titular da pasta.

A Secretaria de Segurança Publica estará atuando, neste próximo final de semana, no período de 17 a 22 de abril, em razão do feriado prolongado de Tiradentes nas barreiras de acesso a entrada e saída de veículos, fiscalizando e impedindo o tráfego de carros com fins recreativos. A ação ocorre em cumprimento ao decreto do Pará, conforme foi feito no feriado da Semana Santa.

"Nesse feriado de Tiradentes, nós também estaremos limitando a saída e entrada da cidade, liberando apenas a circulação na Região Metropolitana até Benevides, porém qualquer outro tipo de deslocamento, exceto transporte de carga, insumos ou necessidade profissional e de saúde, estarão proibidos de se deslocar nesse período. O objetivo é para que as pessoas possam ficar em casa com suas famílias, se protejam da exposição em praias e balneários, afim de evitar a proliferação do coronavírus", destacou.

Municípios – De acordo com o levantamento, ao analisar as cidades paraenses, os três melhores índices de isolamento, ou seja, onde as pessoas passaram mais tempo em casa respeitando a quarentena, estão nos municípios de Tracuateua (74,8%), Inhangapi (71,8%) e São João do Araguaia (65,1%). Os piores índices são em Rio Maria (39,6%), Redenção (39%) e Água Azul do Norte (38,1%).

Descentralização – Os municípios de Marabá, Santarém e Breves irão abrigar Hospitais de Campanha para receber pacientes contaminados pela Covid-19. Nessas cidades, a taxa de isolamento esteve em 44,8%, 43,5% e 46,4%, respectivamente.

Belém e Ananindeua – Em Belém, incluindo os distritos, os bairros onde as pessoas mais estiveram dentro de casa na quinta-feira (16) foram: Guanabara (70%), Val de Cães (68,5%) e Cabanagem (66%). Já os bairros onde as pessoas desobedeceram à recomendação, registrando um baixo índice de isolamento, foram: Campina (30,4%), Tenoné (30,8%) e Águas Negas (32,5%).

Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados nos bairros Jaderlândia (72,7%), Centro (66,1%) e Águas Lindas(66,1%). Os piores índices foram observados no Aurá (41,6%), Geraldo Palmeira (45,6%) e Icuí-Laranjeira (46,9%).

Índices de isolamento por bairro em Belém na quinta-feira (16):

Melhores

Guanabara 73%

Val-de-Cães 68,5%

Cabanagem 66%

Piores

Campina 30,4%

Tenoné 30,8%

Águas Negras 32,5%

Índices de isolamento por bairro em Ananindeua na quinta-feira (16):

Melhores

Jaderlândia 70,6%

Atalaia 66,7%

Julia Seffer 66,6%

Piores

Aurá 41,6%

Geraldo Palmeira 45,6%

Icuí-Laranjeira 46,9%