Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Uepa mantém dois pontos de vacinação contra a gripe

Alunos da instituição também reforçarão equipes de imunização na Aldeia Cabana e na Loja Di Casa

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
15/04/2020 20h25

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) participará da 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que começará nesta quinta-feira (16), com dois postos: o Centro Saúde Escola, que integra o Campus II, no bairro do Marco, das 8 às 11 h e das 14 às 17 h, e a Escola de Enfermagem Magalhães Barata - Campus IV, no bairro de São Brás, que oferecerá o serviço das 8 às 14 h, com atendimento em drive-thru.

“O objetivo é continuarmos a imunização do H1N1 pertinente ao combate à pandemia, e deixar a maior parte da população vacinada e assim minimizar o impacto sobre os serviços de saúde”, disse a coordenadora da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, professora Margareth Bittencourt.

O sistema drive-thru será adotado no Campus IV da Uepa, na Escola de Enfermagem Magalhães BarataA antecipação da 22ª Campanha Nacional de Vacinação visa auxiliar a exclusão de diagnósticos para Influenza em virtude do novo Coronavírus. Nesta fase, os grupos prioritários são: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros; motoristas de transporte coletivo e portuários, além de idosos e profissionais de saúde que ainda não foram vacinados.

Drive-thru - A Uepa montou no Campus IV uma alternativa para aplicação da vacina. O formato de drive-thru visa diminuir a aglomeração e, dessa forma, preservar as pessoas de um possível contágio pelo novo Coronavírus.

A iniciativa da Uepa conta com a participação de quase 30 alunos e seis docentes do Curso de Enfermagem, além de dois enfermeiros. A participação será em caráter de voluntariado, com recebimento de certificado de participação na campanha. “As expectativas são as melhores, pois participar de atividades com este foco proporciona não apenas a imunização da população, mas também a possibilidade de exercer educação em saúde, contribuindo dessa forma para uma maior prevenção da população”, disse a recém-formada em Enfermagem pela Uepa, Camila Leão.

A ação tem como objetivo, também, oferecer à comunidade acadêmica experiências aplicadas em situações reais para proporcionar a prática de teorias aprendidas em sala de aula ou em laboratório, ressaltou a professora do Departamento de Enfermagem Comunitária da Uepa, Lidiane Vasconcelos. “Viver a Universidade vai além de proporcionar momentos de construção do saber e diálogo entre alunos e professores, e esse momento da campanha de vacinação proporcionou a oportunidade de realizar boas práticas e incluir mais a comunidade dentro da instituição, para que haja integração e fortalecimento de vínculos”, acrescentou.Estudantes também estarão na Aldeia Cabana, reforçando a equipe da Sesma

A decisão da Universidade com os alunos de apoiar o Ministério da Saúde em um momento tão importante poderá impulsionar, ainda mais, resultados para a comunidade paraense no combate à pandemia do novo Coronavírus. “É de suma importância não somente para nós, discentes, participar desta ação, mas para toda a comunidade paraense, pois no futuro a Uepa estará oferecendo profissionais mais capacitados para o atendimento ao público”, frisou a aluna do 3º semestre do Curso de Enfermagem, Amanda Farias.

Os alunos da Uepa também integram as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), que fará a vacinação nos espaços Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, e na Loja Di Casa, no bairro do Souza.

Centro de Saúde - No Campus II, no bairro do Marco, o atendimento será feito em duas salas, respeitando a distância entre as pessoas, com uso de luvas e máscaras. O Centro de Saúde Escola já atuou em outras campanhas, mas agora reforça as medidas de segurança e usa, inclusive, termômetro sem contato para avaliar a necessidade de permanência da pessoa na fila. Nesse período de pandemia, o atendimento ambulatorial está suspenso. Em funcionamento, apenas a vacinação e a farmácia especializada dos programas da instituição.

Dias e horários da 2ª etapa de vacinação contra a gripe com participação da Uepa:

Campus II - CCBS/ Centro Saúde Escola do Marco (Avenida Romulo Maiorana) – a partir do dia 16 de abril até acabar o estoque de doses da vacina. Das 8 às 11 h e das 14 às 17 h.

Campus IV - Escola de Enfermagem Magalhães Barata (Avenida José Bonifácio, 1289 – Guamá) - a partir do dia 16 de abril até acabar o estoque de doses da vacina. Vacinação drive-thru (sem necessidade de descer do veículo). Das 8 às 14 h.

Aldeia Cabana (Avenida Pedro Miranda, s/n, bairro da Pedreira) – a partir de 16 de abril a 8 de maio. Vacinação drive-thru (sem necessidade de descer do veículo), das 09 às 14 h.

Loja Di Casa (Avenida Almirante Barroso, 5388, bairro do Souza) - a partir de 16 de abril a 8 de maio. De 8h às 14 h.