Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Simineral e Seduc premiam vencedores de concurso de redação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/06/2017 00h00

Dez estudantes de escolas públicas estaduais foram premiados nesta quarta-feira (7) durante a 6ª edição do Concurso de Redações do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A premiação tem cunho histórico. Em 2017, o Simineral completa dez anos de funcionamento, e o concurso fortalece o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, em especial na preparação dos estudantes para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017).

Os professores que orientaram os alunos, as escolas a que estão vinculados e os próprios alunos receberam prêmios (ultrabook, notebook, tablets e vale-livro), certificados e troféus. A cerimônia de premiação foi realizada no Teatro Gasômetro, do Parque da Residência, e reuniu o presidente do Simineral, José Fernando Gomes; a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, caravanas de estudantes, pais de alunos e convidados.

As torcidas das escolas deram um show de entusiasmo. Com bandeiras, charangas, balões, faixas e banners, eles saudaram seus representantes.

Premiados

Os autores das redações vencedoras do concurso, que versou sobre o tema “Mineração: presente em nossa evolução”, foram:

Ensino Fundamental

1º lugar: Ana Paula Tavares de Lima; orientadora - Walquíria Soares, da Escola Maria Gabriela Ramos de Oliveira, do Conjunto Maguari
2º lugar: Carliane Alcielen Ramos Silva; orientadora – Áurea Cely Ferreira, da Escola Estadual Jaderlândia;
3º lugar: Micaemme Yandra Fender Lobato; orientadora – Aurélia Vasco, da Escola Dr. Freitas, do bairro do Umarizal;
4º lugar: Ruanny Maysa Souza Caldas; orientador – Zailton Silva, da Escola Celina Del Tetto, de Ananindeua
5º lugar: Jaqueline da Silva Virgolino; orientadora Marlúcia Carneiro, da Escola José Marcelino de Oliveira, de Ananindeua

Ensino Médio

1º lugar: Maíra Fernanda Barbosa Lobato; orientadora – Florenice Lobato, da Escola Dr. Freitas;
2º lugar: Juliana Sousa da Silva; orientadora: Bruna Luz, da Escola Dom Calábria, de Marituba;
3º lugar: Elaine do Rego Carneiro; orientador - Ivo Vieira, do Anexo Basílio de Carvalho, em Abaetetuba;
4º lugar: Matheus de Jesus Gaia; orientadora: Daniela Furtado, da Escola Abraão Simão Jatene, de Cametá;
5º lugar: Jheleff Bezerra Braga; orientadora: Márcia Cavalcante, da Escola Justo Chermont, do bairro da Pedreira

Conquistas

A aluna Ana Paula Lima, 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Maria Gabriela Oliveira, festejou muito a conquista do primeiro lugar no concurso. “Essa é a minha primeira participação no concurso e eu não sabia que de primeira eu ia ganhar”, afirmou.

Ana Paula revelou que a família ficou muito feliz com a premiação. A estudante ressaltou que a partir do concurso pôde conhecer o setor mineral, assunto até então desconhecido para ela.

Já Maíra Lobato, 17 anos, no 3º ano do Ensino Médio, da Escola Dr. Freitas, pretende formar-se em Odontologia ou Medicina. “Eu vou fazer o Enem, e esse concurso me deu um impulso a mais para estudar. Eu gosto de ler, mas não praticava muito a redação. Agora, com o concurso, entendi que tenho que treinar mais tanto a leitura como a escrita'”, declarou. A Escola Dom Calábria ganhou como melhor torcida na solenidade.

Contribuição

Para o presidente do Simineral, José Fernando Gomes, o concurso de redação contribui para formar uma geração mais antenada com as ações econômicas e sociais do setor mineral no estado. “E a parceria com a Seduc nesse sentido é fundamental. O legado que o setor deixa ao Pará é a educação. Estamos na sexta edição e ao longo desse período já envolvemos 20 mil alunos dos quatro cantos do estado no concurso. Este ano, por exemplo, tivemos mil inscritos”, afirmou.

O setor mineral responde por 290 mil empregos diretos e indiretos no Pará, e a previsão é que até 2022 mais 90 mil sejam gerados. “As empresas do setor têm feito um trabalho forte para absorver a mão de obra local. Na Mineração Rio do Norte, sediada em Oriximiná, 85% da mão de obra são de paraenses. Em Paragominas, na Hydro, esse percentual chega a 70%. Já no sudeste do Pará absorvemos em torno de 60% a 70%”', observou José Fernando.

O Simineral reúne 15 empresas associadas. O setor é responsável por 85% das exportações do estado e responde por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Pará. “Precisamos aumentar cada vez mais esse processo, mas, para isso, nós temos que formar essa geração de agora para que ela conheça e valorize cada vez mais o seu estado. Daí, o concurso de redação para motivar essas crianças”, completou.

A secretária Ana Cláudia Hage, da Seduc, destacou que o concurso tem o condão de contribuir com a aprendizagem e a cidadania. “Os nossos estudantes aprendem mais sobre essa atividade e também a serem cidadãos ambientalmente conscientes. Então é importantíssimo que tenhamos parcerias como essa, que não apenas enriquece o conhecimento, como destaca o talento dos alunos, fazendo com que eles percebam que estudar vale a pena”, enfatizou a secretária.

Ana Claudia Hage assinalou que a parceria da Seduc com o Simineral provém do Pacto pela Educação do Estado, lançado pelo governador Simão Jatene em 2013, para elevar o nível da educação básica no Pará. “Surge, então, como resultado, esse esforço conjunto do poder público e da iniciativa privada na melhoria da qualidade da educação do Pará.”