Internos da Seap contribuem no combate à covid com a demarcação de pontos de ônibus
O trabalho vem sendo feito desde o dia 9 deste mês e prevê a demarcação de 150 pontos de ônibus da Grande Belém
Diante da pandemia de covid-19, o Governo do Estado vem desenvolvendo uma série de ações combativas e preventivas à disseminação da doença, como forma de deter o avanço dos casos no Pará. Uma dessas ações é a demarcação das paradas de ônibus da Região Metropolitana de Belém, onde há uma grande concentração populacional e onde os índices de isolamento social ainda não atingiram o patamar esperado. O trabalho vem sendo feito desde o dia 9 deste mês por um grupo de 36 custodiados da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) e prevê a demarcação de 150 pontos de ônibus da Grande Belém.
Nesta terça-feira (14), os custodiados fizeram a demarcação dos pontos localizados ao longo das avenidas Conselheiro Furtado, Senador Lemos, Pedro Álvares Cabral, Tamandaré, Gama Abreu, Perimetral e Ceará. O objetivo, com isso, é instruir a população quanto ao distanciamento mínimo necessário para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As sinalizações têm 1 metro de distância entre si.
Os custodiados trabalham com os equipamentos de proteção necessários e usufruem da remição de pena, como estabelece a Lei de Execução Penal. Segundo Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), é importante a contribuição do trabalho prisional em prol da sociedade, sobretudo neste momento de combate à pandemia de covid-19.
“A utilização da mão de obra de pessoas privadas de liberdade é algo bastante simbólico, pois demonstra o desejo que elas têm de se reinserirem socialmente, contribuindo de alguma forma no enfrentamento a essa doença. Estamos praticamente finalizando o cronograma previsto para esse trabalho. A parte central de Belém já está finalizada e, na quarta-feira [15] encerramos com a demarcação das paradas da avenida Augusto Montenegro e da BR-316”.