Rio Meruú: Setran inicia construção de nova área para embarque e desembarque de balsas
Será a segunda fase da obra, com começo agendado para o próximo dia 24 de abril
Serviços foram iniciados após indenização de três moradores. Após construção, terras serão devolvidas aos proprietáriosA Secretaria de Estado de Transportes (Setran) inicia, no próximo dia 24 de abril, a segunda fase da construção da ponte sobre o rio Meruú, na PA-151, em Igarapé Miri. Após negociação, em ação conjunta com a Procuradora Geral do Estado (PGE), a Setran indenizou os três primeiros moradores da área, permitindo assim que as obras dos desvios da estrutura sejam iniciadas e a construção de novo porto para balsas que fazem a travessia do rio Meruú.
Juntos, os três moradores receberam mais de R$ 260 mil para permitir a construção, em suas terras, do acesso ao novo porto. Assim, a atual área de embarque e desembarque será desativada para início da construção da ponte no local da obra.
“O pagamento é pelo uso da nova área para construção de embarque e desembarque, apenas no período em que a construção da ponte ocorrer. Após isso, a terra será devolvida para os moradores. É uma forma de compensação pelo período que os coletadores de açaí ficarão sem poder tirar seu sustento da terra” - Pádua Andrade, titular da Setran.
Vigas, lajes e pré-lajes já foram construídas em um canteiro de obra montado próximo às margens do rioOutras 53 pessoas que vivem às margens do rio Meruú também receberão indenizações para liberarem a área, para que a ponte posso ser construída.
Segundo Pádua Andrade, a liberação da área de construção do desvio ponte foi determinante para o início da obra no local. A estrutura que será construída terá 560,88 metros de extensão. A obra foi anunciada no final da gestão passada, mas não pode ser iniciada por pendências, que envolviam a falta de licença ambiental e a conclusão do processo de desapropriação de parte da área onde a ponte será instalada.
Enquanto as questões legais eram sanadas, para agilizar a obra, a Setran construiu vigas, lajes e pré-lajes em um canteiro de obra distante cerca de 10 quilômetros das margens do rio Meruú. De um total de 56 vigas, 45 estão concretadas, o que representa 80% dessa fase da obra. As estruturas tem 40 metros lineares e 25 metros cúbicos, aproximadamente 70 toneladas cada uma.
A ponte sobre o Rio Meruú, que fica na PA-151, é importante rota para o escoamento da produção de açaí de Igarapé-Miri, maior produtor brasileiro do fruto e responsável por projetar o Estado como responsável por 61% da produção nacional. As obras devem ficar prontas em dezembro de 2021.