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Rio Meruú: Setran inicia construção de nova área para embarque e desembarque de balsas

Será a segunda fase da obra, com começo agendado para o próximo dia 24 de abril

Por Kátia Aguiar (COHAB)
14/04/2020 13h11

Serviços foram iniciados após indenização de três moradores. Após construção, terras serão devolvidas aos proprietáriosA Secretaria de Estado de Transportes (Setran) inicia, no próximo dia 24 de abril, a segunda fase da construção da ponte sobre o rio Meruú, na PA-151, em Igarapé Miri. Após negociação, em ação conjunta com a Procuradora Geral do Estado (PGE), a Setran indenizou os três primeiros moradores da área, permitindo assim que as obras dos desvios da estrutura sejam iniciadas e a construção de novo porto para balsas que fazem a travessia do rio Meruú.

Juntos, os três moradores receberam mais de R$ 260 mil para permitir a construção, em suas terras, do acesso ao novo porto. Assim, a atual área de embarque e desembarque será desativada para início da construção da ponte no local da obra.

“O pagamento é pelo uso da nova área para construção de embarque e desembarque, apenas no período em que a construção da ponte ocorrer. Após isso, a terra será devolvida para os moradores. É uma forma de compensação pelo período que os coletadores de açaí ficarão sem poder tirar seu sustento da terra” - Pádua Andrade, titular da Setran.  

Vigas, lajes e pré-lajes já foram construídas em um canteiro de obra montado próximo às margens do rioOutras 53 pessoas que vivem às margens do rio Meruú também receberão indenizações para liberarem a área, para que a ponte posso ser construída. 

Segundo Pádua Andrade, a liberação da área de construção do desvio ponte foi determinante para o início da obra no local. A estrutura que será construída terá 560,88 metros de extensão. A obra foi anunciada no final da gestão passada, mas não pode ser iniciada por pendências, que envolviam a falta de licença ambiental e a conclusão do processo de desapropriação de parte da área onde a ponte será instalada.

Enquanto as questões legais eram sanadas, para agilizar a obra, a Setran construiu vigas, lajes e pré-lajes em um canteiro de obra distante cerca de 10 quilômetros das margens do rio Meruú. De um total de 56 vigas, 45 estão concretadas, o que representa 80% dessa fase da obra. As estruturas tem 40 metros lineares e 25 metros cúbicos, aproximadamente 70 toneladas cada uma. 

A ponte sobre o Rio Meruú, que fica na PA-151, é importante rota para o escoamento da produção de açaí de Igarapé-Miri, maior produtor brasileiro do fruto e responsável por projetar o Estado como responsável por 61% da produção nacional. As obras devem ficar prontas em dezembro de 2021.