Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCACENSO

Seduc convoca unidades de ensino para Censo Escolar 2017

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/06/2017 00h00

Até 31 de julho, as escolas públicas (federais, estaduais, municipais) e particulares no Brasil, e em particular no Estado do Pará, precisam enviar os dados sobre a quantidade de estudantes matriculados e suas respectivas séries/anos, estrutura escolar e docentes, ao sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), o Educacenso. Essas informações integram a primeira etapa de composição do Censo Escolar da Educação Básica 2017.

Os dados oficiais do Censo Escolar servem de referência para o planejamento e execução de ações relacionadas ao setor educacional público e privado no País, em especial o repasse de recursos financeiros para projetos pedagógicos. Este ano, a atenção devida pelos gestores escolares para com as demandas do Censo Escolar é reforçada pelo fato de que em outubro ocorrerá a Prova Brasil, avaliação estrutural da Educação Básica, que é uma das variáveis do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Vamos ficar mais  atentos, porque este ano tem Prova Brasil. Nesse caso, as informações constantes nessa fase do Educacenso servirão de base para a impressão das provas que serão aplicadas em outubro. São elas: alunos/turma /docentes do 5o e 9º anos do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio (nos cursos do Ensino Médio com duração de quatro anos, é o 4º ano que fará a Prova). É importante que as escolas da rede estadual acompanhem o processo de migração, verificando se todas as informações prestadas estão corretas”, afirmou Simone Brochado Palheta, coordenadora estadual do Censo Escolar no Pará pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Coleta - O período de coleta de dados do Censo Escolar junto às escolas começou em 31 de maio e prosseguirá até 31 de julho. Posteriormente, será aberto novo prazo para correção de dados. Porém, para as informações da Prova Brasil a data limite é julho.

A coleta de dados é fundamentada na Portaria nº 264 do MEC, de 26 de março de 2007. Por meio dessa portaria, o Ministério da Educação instituiu o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, ou seja, a data de referência das informações a serem declaradas pelas escolas a esse Censo.

 

A data de referência é a última quarta-feira do mês de maio de cada ano. “Todos os estabelecimentos de ensino do país deverão responder ao Censo Escolar, por meio do sistema 'Educacenso', com base nesta data de referência”, diz a Portaria.

Formação - Para orientar gestores e servidores das 13.232 escolas (públicas e privadas) existentes no Pará, a Seduc, por meio da Coordenação do Censo Escolar, já iniciou a formação desses profissionais quanto a inserção, acompanhamento e monitoramento dos dados no Sistema Educacenso.

A formação das escolas teve início em maio e deverá se estender até julho. Para atender a todos e atingir a meta 100% a equipe estadual atua com formações setoriais, webconferência, atendimentos  via on line e todas ferramentas de comunicação possíveis. Nesse aspecto, as parcerias são de suma importância para o êxito da ação.

“É importante que a informação repassada ao Educacenso atenda à unidade escolar de forma clara e precisa, para que todas as ações desenvolvidas no interior da escola reflitam a realidade e possam nortear os gestores no aprimoramento das ações em curso e na tomada de decisões de novas ações que venha ao encontro da qualidade de ensino que tanto almejamos para esse nosso País chamado Pará”, finalizou Simone Palheta.

Informações sobre o Censo Escolar da Educação Básica 2017 podem ser obtidas em: Portal Seduc (www.seduc.pa.gov.br) e 3201-5064/5061/5069.