Canais de denúncia recebem quase 900 chamados relacionados à pandemia durante o fim de semana
Os canais oficiais para denúncias do sistema de segurança pública, o Disque Denúncia e o Centro Integrado de Operações (CIOp) receberam, no período de quinta-feira (9) até o domingo (12), 875 denúncias relacionadas a pandemia do novo coronavírus, mais especificamente sobre a desobediência ao decreto nº 609/2020, como o funcionamento de bares, academias e restaurantes, além de eventos, crime contra a economia popular e omissão na prevenção ao vírus, por exemplo. Os dados foram consolidados e anunciados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) nesta segunda-feira (13).
No Disque Denuncia foram 363 denúncias de quinta-feira a domingo. Já no Centro Integrado de Operações, 512 de sexta-feira a domingo. O Pará alcançou a 8ª posição no ranking dos Estados que mais obedeceu a recomendação de ficar em casa na sexta-feira (59,12%), ficou em 13º no sábado (51,8%) e no domingo caiu para a 16ª posição (58,8%). Apesar da taxa não ser muito negativa, os demais estados brasileiros também tiveram um bom índice, fazendo com que o Pará diminuísse oito posições.
“Nesse domingo, em especial, nós percebemos muitas pessoas em feiras e supermercados, o que fez que a gente trabalhasse de forma dobrada e pudesse orientar a população para que ela ficasse dentro de casa ou que se tivesse que sair de sua residência, que usasse máscara e permanecesse o menor tempo possível nas ruas. Hoje sabemos que aqui a contaminação é comunitária, então todos devem se conscientizar da importância de ficar dentro de casa. Pelas próprias pessoas, por amigos e familiares”, alerta o secretário estadual de segurança pública, Ualame Machado.
Denúncias - As denúncias podem ser feitas pelo Ciop, no número 190 e também nas multiplataformas do Disque Denúncia, seja chamada de voz no número 181, por mensagem de whatsapp no 91 98115-9181, no formulário ou chatbot presentes no site www.segup.pa.gov.br, todas com o sigilo e anonimato garantidos.