Governo e Vale iniciam obras de quatro Usinas da Paz
Além de contratar mão de obra local, o trabalho está sendo executado seguindo os protocolos de saúde e segurança recomendados pela OMS contra a covid-19.
Foi dado início às obras de construção de quatro Usinas da Paz nos bairros da Cabanagem, Icuí-Guajará (Ananindeua) e Nova União (Marituba), localizadas na região metropolitana de Belém, e no bairro Tropical, no município de Parauapebas.
O projeto faz parte do Programa Estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) que tem por objetivo diminuir a vulnerabilidade social e garantir maior segurança pública e cidadania em localidades do Estado.
“Estamos muito orgulhosos com o início dessa obra que representa o esforço e dedicação de uma equipe que trabalhou bastante para que desse certo esse projeto. Em breve, as comunidades atendidas pelo TerPaz poderão utilizar esses espaços pensados para elas”, contou o Secretário de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri.
As quatro primeiras construções integram o acordo de cooperação firmado com a Vale, em setembro do ano passado. Além dessas, também integram o acordo a construção de uma unidade em Canaã dos Carajás e outra no bairro do Benguí, em Belém. Os investimentos por parte da mineradora somam R$ 102 milhões.
As construções estão sendo executadas pelas empresas paraenses Impax Eireli, Almáa Engenharia e Gonçalves & Dias, seguindo os protocolos de saúde e segurança de distanciamento social e higienização definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate da proliferação do novo coronavírus. As obras estão gerando cerca de 190 oportunidades de trabalho, sendo mais de 95% de mão de obra local contratada.
Projeto Usinas de PazSobre o projeto - As usinas contarão com estruturas como praça, sala de cursos, espaço para atendimento médico e serviços assistenciais à comunidade, biblioteca, área com piscina, local para a prática esportiva e playground. Todo local é adaptado para acesso à pessoas com deficiência.
Nessa primeira etapa serão executadas obras de terraplanagem e fundações. Já na segunda etapa, envolve as obras de montagem de estruturas metálicas, vedações e acabamentos prediais.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Vale