Campanha junina do Hemopa: diversão e solidariedade
Bolo de macaxeira, mingau de milho e canjica. Forró, xote e carimbó. O mês de junho é repleto de coisas boas e pode ficar ainda melhor com uma atitude solidária: a doação de sangue. Para incentivar esse ato, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) preparou programação junina especial para os doadores de sangue, entre os dias 10 e 14 (exceto no domingo). Arraial do Pavulagem, Lia Sophia, Mestre Curica, Félix Robatto e Pinduca já confirmaram presença.
Intitulada “O Arraial do Hemopa tem alegria e doação de sangue”, a campanha tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a doação de sangue nesse período festivo. Em 2016, o mês de junho foi o responsável pelo maior número de comparecimentos de doadores no hemocentro; foram 10.186. Desses, 7.797 voluntários estavam aptos para fazer a doação. Em 2017, a expectativa é aumentar esses números em 10%.
A gerente de captação de doadores do Hemopa, Juciara Farias, acrescenta que a iniciativa contribui para iniciar o mês de julho com bolsas de sangue no estoque. "Consideramos as férias escolares um momento crítico, que é quando as pessoas viajam, o número de doações diminui, mas a necessidade de sangue aumenta”.
Juciara explica que associar a doação de sangue ao entretenimento é uma forma de promover o acolhimento das pessoas que doam sangue de maneira continuada, bem como estimular os doadores de primeira vez. “As parcerias fizeram toda a diferença na construção da programação. Todos os artistas estão dedicando um pouco do seu tempo de maneira voluntária. Isso mostra o comprometimento deles pela causa da doação de sangue”, diz a gerente. Num sábado comum, em média, 120 bolsas de sangue são coletadas; no sábado da campanha, esse número deve chegar a 400.
Na abertura, dia 10, o Arraial do Pavulagem vai fazer um arrastão no estacionamento do prédio da Fundação. Acontecerão ainda as apresentações de Mestre Curica, Félix Robatto, Gina Lobrista, Lia Sofia, Jorginho Gomes, da missa caipira Keyla Barros e do grupo de dança Top Ritmos. Também haverá oficina de Customização de camisas (em parceria com a Universidade da Amazônia), entrega de kit aos doadores e lanche com comidas típicas da época (mingau e vatapá).
No decorrer da semana, a entrega dos kits e o lanche típico continuam. Já no encerramento, dia 14, que coincide com o Dia Mundial do Doador de Sangue haverá a apresentação de Pinduca, o Reio do Carimbó. Neste dia, o público que for à Fundação também poderá assistir a Palestra “Doação de sangue: responsabilidade compartilhada”, no auditório.
Doadores: Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalo de cada dois meses e as mulheres a cada três meses.
Serviço: A campanha “O Arraial do Hemopa tem alegria e doação de sangue” será realizada de 10 a 14 de junho (exceto domingo), no hemocentro coordenador que fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, bairro de Batista Campos. O horário de funcionamento é de 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 7h30 às 17h, aos sábados.