Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Internos realizam desinfecção dos órgãos de Segurança Pública do Pará

Limpeza será feita em seis repartições do Sieds, até o próximo dia 15, segundo cronograma estabelecido

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
08/04/2020 12h29

Ação foi iniciada na Delegacia Geral da Polícia Civil, em BelémCumprindo com as instruções da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto às medidas preventivas ao novo Coronavírus, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sepa) realiza, a partir desta quarta-feira (8), a limpeza e a desinfecção dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds).

A ação é feita por 20 custodiados em regime semiaberto da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi). Iniciada na Delegacia Geral da Polícia Civil, em Belém, a limpeza contemplará ainda outros cinco órgãos do Sieds, segundo cronograma estabelecido, até o próximo dia 15. 

Os custodiados envolvidos atuam de forma voluntária e recebem todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários à segurança, como óculos, botas, luvas, máscaras e trajes próprios para a desinfecção.

"Ver os custodiados do sistema prisional contribuindo na limpeza e desinfecção de órgãos públicos, atuando no combate a pandemia do Covid-19, demonstra o desejo e a vontade que eles têm de se reinserirem socialmente e, para garantir a segurança no trabalho e resguardar a saúde dessas pessoas, tomamos o cuidado de providenciar equipamentos de proteção individual para todos, de acordo com as atividades desenvolvidas. Todos que aqui estão são voluntários, que trabalham pela remição da pena, a qual garantimos nas diretrizes da Lei de Execução Penal", afirma Belchior Machado, diretor de Reinserção Social.

A Seap, por meio do trabalho prisional, atua na reinserção social e no combate à Covid-19, com os cuidados necessários à saúde de todos e na prevenção quanto a casos no sistema prisional. Segundo a diretora de Assistência Biopsicossocial (DAB), Sandra Costa, os custodiados envolvidos nas ações externas permanecem afastados dos demais por 15 dias, para avaliação, quando retornam ao cárcere. A medida funciona de forma preventiva e está prevista no protocolo desenvolvido pela Seap de combate ao Coronavírus nas unidades penitenciárias.