Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Censo Escolar é referência para ações pedagógicas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/06/2017 00h00

Se uma escola não encaminha informações corretas e dentro do prazo ao sistema informatizado Educacenso, do Ministério da Educação, como parte do Censo Escolar da Educação Básica, ela é prejudicada, por exemplo, no recebimento de recursos financeiros para projetos pedagógicos de atendimento aos estudantes, além de ficar sem referência oficial completa para seu planejamento de ações do ano letivo.

Esse o recado que a equipe técnica da Coordenação Estadual do Censo Escolar da Educação Básica 2017, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem repassado aos gestores e funcionários de escolas públicas federais, estaduais e municipais e escolas privadas, nas formações dos servidores para encaminhamento das informações sobre as unidades de ensino ao sistema Educacenso.

“O Estado do Pará tem que apresentar uma cobertura de matrícula. Quando a escola deixa de informar ou informa erradamente essa cobertura já não é verdadeira. E aí o planejamento geral do Estado sofre com isso. A escola perde a informação, que significa perder recursos, porque ela poderia estar muito bem trabalhando no atendimento dos alunos de forma aprimorada”, afirmou a coordenadora estadual do Censo Escolar 2017, Simone Palheta, pela Seduc.

As escolas têm de repassar ao Educacenso até 31 de julho dados sobre quantidade de estudantes matriculados e suas respectivas séries/anos, estrutura escolar e docentes. Essas informações integram a primeira etapa de composição do Censo Escolar da Educação Básica 2017. Os educadores têm de estar atentos ao fato de que em outubro ocorrerá a Prova Brasil, avaliação estrutural da Educação Básica, uma das variáveis do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Formação - A coleta de dados é fundamentada na Portaria nº 264 do MEC, de 26 de março de 2007. Por meio dessa portaria, o Ministério da Educação instituiu o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, ou seja, a data de referência das informações a serem declaradas pelas escolas a esse Censo é a última quarta-feira do mês de maio de cada ano.

Nesta sexta-feira (9), a equipe do Censo Escolar 2017 aproveitou a realização do II Encontro de Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais, para orientar técnicos do Instituto Federal do Pará (IFPA), na sede da instituição, no bairro do Marco, sobre a coleta de dados. O encontro com servidores dos 18 campi do IFPA teve a participação da coordenadora estadual do Censo Escolar, Simone Palheta, e da pró-reitora de Ensino do IFPA, Elinilze Guedes.

As secretarias acadêmicas cuidam do registro dos alunos do IFPA, abrangendo a Educação Básica, com a grade de cursos técnicos, e cursos superiores. “Por essa razão, sempre a gente tem estabelecido uma parceria com a Secretaria de Educação que nos qualifica nos momentos de preparação para o Educacenso, como a gente está agora, com relação à Educação Básica. A Seduc tem nos ajudado e tem feito a formação para as nossas equipes porque os nossos cursos têm informações diferenciadas, porque são cursos técnicos integrados e são informações novas no Censo Escolar da Educação Básica”, pontuou Elinilze Guedes.

Informações sobre o Censo Escolar da Educação Básica 2017 podem ser obtidas em: Portal Seduc (www.seduc.pa.gov.br) e 3201-5064/5061/5069.