Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segundo dia da Operação 'Polícia nas Ruas' chega a oito bairros de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/06/2017 00h00

A operação “Polícia nas Ruas”, deflagrada nesta quinta-feira, 8, pelo Sistema de Segurança Pública do Estado, continuou em Belém durante esta sexta-feira, 9. Mais de 300 homens das Polícias Civil, Militar, dos Grupos de Operações Especiais, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito do Estado e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), estão atuando de forma integrada para coibir os delitos na capital paraense. O efetivo foi aumentado nas ruas por ordem do governador Simão Jatene.

Na tarde desta sexta, a operação teve início em frente à Basílica Santuário de Nazaré. No local, os comandantes reuniram todos os policiais para dar coordenadas e palavras de incentivo. Em seguida, todos receberam a benção de um padre da Basílica, que levou a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré até os policiais, emocionando os presentes.

“Não tenho nenhuma dúvida de que somos capazes de combater o crime e os bandidos em Belém. Aqui somos homens e mulheres que viraram instrumentos divinos para enfrentar o mal e tenho certeza que nós vamos conseguir”, disse o coronel Hilton Benigno, comandante da Polícia Militar do Pará.

O objetivo central da operação é coibir a criminalidade. “Hoje vamos empregar mais de 300 homens de forma integrada, que vão agir a pé, de moto, viatura, a cavalo e até mesmo pelo ar. Todos estamos juntos para o bem maior, que é trazer a paz e a tranquilidade à população de Belém”, complementou o comandante da PM.

Durante todo o dia, policiais estiveram pelas ruas dos bairros de Nazaré, Batista Campos, Umarizal, Condor, Guamá, Jurunas e Cremação. Cada bairro com sua especificidade, como explicou o coronel Hilton. “A atuação da PM é feita com base científica, analisando a ‘mancha criminal’. Nós planejamos nossas ações também levando em consideração o tipo de delito. Em alguns bairros a maior incidência é de roubos, em outros, a frequência maior é de homicídios, então agimos com estratégias diferentes em cada um deles”, finalizou.

Após o dispersamento das tropas, pessoas que circulavam pelo local parabenizaram a ação do Governo do Estado. Maria Raimunda dos Santos, ambulante de 62 anos, demonstrou alívio e tranquilidade ao perceber que os policiais estão nas ruas. “Eles estão fazendo certo, a criminalidade está demais e queremos novamente poder andar pelas ruas de Belém mais calmos, ficar na frente das nossas casas, comemorar um aniversário. Espero que isso continue”, opinou. 

“Gostei dessa atitude do governador, é isso mesmo que tem que ser feito, pois do jeito que a bandidagem está não dá para continuar. Acho interessante aumentar também as blitz, pois motoqueiros têm feito muitos assaltos no trânsito. Hoje em dia não sabemos mais quem é quem”, ponderou Nazaré Rodrigues, de 43 anos.

À noite, por volta das 19h, o coronel Sandro Queiroz assumiu o comando da Operação, que partiu do Portal da Amazônia, para se deslocar para os bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas e Cremação, com a tropa especializada do Comando de Missões Especiais, que inclui Rotam, Batalhão de Choque, Companhia de Operações Especiais, Companhia de Cães, Regimento de Polícia Montada, Companhia Fluvial e o Grupamento Aéreo.

“Somos 110 homens a mais que chegam para complementar os demais que já estão nas ruas. Esse esforço é para garantir a segurança da população de Belém e Região Metropolitana. Durante toda a noite e madrugada atuaremos contra os roubos, furtos, homicídios e lesão corporal, além de fiscalizar vans e microônibus para inibir a ação delituosa”, detalhou.

Durante a ação, os militares do Comando de Missões Especiais (CME) prenderam criminosos acusados de terem assaltado um grupo de pessoas na Cremação. “Prendemos criminosos que haviam assaltado em um ponto de ônibus. Recuperamos os pertences e devolvemos às pessoas”, informou o coronel Hilton Benigno.

Com o apoio do Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado de Segurança Pública, as guarnições montaram barreiras de fiscalização, inspecionaram bares e estabelecimentos comerciais similares, assim como vans, ônibus e mototaxistas. A fiscalização e revistas a alguns moradores também fizeram parte do policiamento, que prosseguirá nos próximos dias.