Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VÍNCULO GARANTIDO

Comunicação virtual preserva contato de internos do sistema penitenciário com a família

O isolamento necessário para evitar a Covid-19 não vai deixar os detentos sem notícias de seus familiares

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
31/03/2020 18h56

Em meio à crise mundial causada pela Covid-19, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), criou estratégias para manter o atendimento necessário às pessoas privadas de liberdade. Respeitando as medidas de isolamento, mas garantindo o vínculo familiar dos custodiados, a Coordenadoria de Assistência Social, com ajuda da tecnologia, criou os Projetos Carta Virtual e Cadastro Virtual.

Diante da necessidade de cancelamento das visitas familiares aos detentos, para evitar a propagação do novo Coronavírus, o “Carta Virtual” visa minimizar esse afastamento. Segundo o projeto, familiares podem enviar cartas pelo e-mail: cartavirtualseap@gmail.com. A equipe técnica da Central de Cadastro de Visitantes vai receber e analisar as cartas. Se aprovadas, serão encaminhadas aos e-mails das unidades prisionais, para entrega aos custodiados. Os internos não poderão responder às cartas, e os que não receberem poderão solicitar às equipes da unidade que entrem em contato com seus familiares.Seap cria alternativas para manter o contato de presos com suas famílias durante a pandemia

Com o Projeto “Cadastramento Virtual”, os familiares que ainda não possuem o cadastro poderão solicitar pelo e-mail cadastrovirtualseap@gmail.com. Para este e-mail serão encaminhados todos os documentos exigidos pela Seap. A equipe administrativa da Central de Cadastro de Visitantes vai receber e analisar a documentação. Caso esteja completa, a CCV irá informar o dia do agendamento para que o familiar comparecer à sede da Seap, onde funciona a Central, para a finalização do cadastro, podendo assim realizar a visita virtual, quer será implantada ainda em abril.

Todo o processo será realizado respeitando as determinações do governo de evitar aglomerações e a consequente disseminação do novo Coronavírus. Com as duas iniciativas, a Seap garante aos custodiados o contato com as famílias, mesmo que de forma virtual. Segundo a direção da Secretaria, a família é imprescindível durante a privação de liberdade e o isolamento social.