Pro Paz e Seduc oferecem 'aulões' para cerca de mil estudantes
Neste sábado (10) cerca de mil estudantes da rede pública de ensino em Benevides e Castanhal, na Região Metropolitana de Belém, receberam reforço para o vestibular oferecido pela caravana da Fundação Pro Paz, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A iniciativa possibilitou a realização de “aulões” simultâneos.
“Com o reforço dos 35 professores da Seduc, ampliamos a atuação do Programa Pro Paz/Enem e aumentamos o número de municípios cobertos. Além dos dois municípios, também estamos com aulões em Bragança, no nordeste do Estado”, informou Jorge Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz.
Em Benevides, o aulão foi realizado no Centro Mariapólis Glória, no centro da sede municipal. Em Castanhal, os estudantes assistiram às aulas no auditório da Unidade Seduc na Escoa (USE) do município, que tem capacidade para 300 pessoas.
Demanda crescente - A gestora da USE 20, sediada em Benevides, Marcilene Araújo, destacou que a colaboração dos professores é fundamental para a realização das aulas extras aos finais de semana. “O nosso público nos aulões no município é composto, em mais de 90%, por alunos das escolas públicas. Tivemos que ampliar o número de cadeiras no espaço, pois vieram 200 alunos a mais do que o esperado. Foi muito boa a mobilização feita por um grupo de professores da rede, que também realiza aos finais de semana reforço nos espaços das escolas com os alunos que irão fazer vestibular este ano”, informou Marcilene Araújo.
Missão - Michael Almeida, professor de História, estava no aulão junto com um grupo de seis professores. Eles abordaram as quatro áreas do conhecimento e a redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. “Eu sou professor, e esse nosso trabalho voluntário aos finais de semana é somente nossa missão de contribuir para o aprendizado dos nossos alunos, para que assim eles possam ter um bom desempenho e dar mais um passo na formação, que é o ingresso no ensino superior”, destacou Michael Almeida. Neste ano, 78 alunos de escolas públicas de Benevides que participaram do aulão passaram no vestibular.
Aline Moraes, 17 anos, aluna da Escola Estadual Ana Telles, em Benevides, disse que não descuida dos estudos preparatórios aos finais de semana, por isso garante que assistir aos aulões melhora o rendimento. “É bem melhor, pois aqui posso tirar minhas dúvidas com os professores, e ainda recebo caderno de exercícios para praticar. Para não perder a aula deste sábado me inscrevi antecipadamente”, disse.
Segundo Raimundo Rodrigues, coordenador do Pro Paz/Escola/Enem, prioritariamente os aulões são destinados a estudantes da rede pública, mas estão abertos a todos que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos sobre as disciplinas do Enem. "As inscrições podem ser feitas antecipadamente no portal do Pro Paz ou antes das aulas, se houver vagas disponíveis. Este ano a novidade é que, além do material on line, também estamos entregando os cadernos com conteúdo didático e exercícios”, acrescentou o coordenador.
Serviço: Inscrições para os aulões preparatórios ao Enem podem ser feitas no portal Pro Paz/Enem - www.propaz.pa.gov.br