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Igeprev garante serviços on-line e por telefone durante suspensão de atendimento presencial

Medidas foram tomadas pela direção do órgão, em função da pandemia de Covid-19, para resguardar a saúde de beneficiários e servidores

Por Lucila Pereira (HC)
27/03/2020 23h16

O atendimento presencial no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) está suspenso temporariamente desde o último dia 19, como medida de prevenção e contenção à Covid-19. O presidente do Instituto, Silvio Vizeu, disse que a decisão prioriza a saúde e as condições dos segurados, principalmente os que têm mais de 60 anos de idade e que representam quase 75% dos beneficiários do Instituto, que hoje tomam 46 mil.

"O Igeprev viu por bem fazer a suspensão do atendimento presencial. Porém, o atendimento remoto, via internet e por atendimento telefônico, foi reforçado para não interromper e não prejudicar o atendimento necessário às pessoas que nos procuram", informou Silvio Vizeu.Silvio Vizeu, presidente do Igeprev, determinou o reforço no atendimento remoto

Serviços como emissão de contracheque e cédula C, além de consulta processual, já eram feitos, mesmo antes da suspensão, pelo site do Igeprev, para evitar a necessidade de deslocamento de pessoas à sede do Instituto e aos postos de atendimento. Porém, para que não haja prejuízos aos segurados, também é ofertada a solicitação de abertura de novos processos, como Certidão de Tempo de Contribuição e pensão por morte, pelo e-mail faleconosco@igeprev.pa.gov.br.

Processos que podem ser protocolados via e-mail:
- Declarações negativas/positivas;
- Certidão de Tempo de Contribuição (CTC);
- Pensão por morte;
- Isenção de Imposto de Renda;
- Liberação de crédito;
- Cadastro de conta corrente, e
- Auxílio funeral.

Para fazer o requerimento, o interessado deve anexar a documentação necessária, em PDF, seguindo as exigências de cada processo. 

Canais de atendimento - Em caso de dúvidas, o Igeprev oferece dois canais de atendimento: o Fale Conosco, no site www.igeprev.pa.gov.br, respondido por técnicos previdenciários, e o Call Center, pelo (91) 3182-3500/3520. Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 h, até que o Instituto tenha condições de retornar ao atendimento presencial, o que ainda não tem previsão devido ao avanço da Covid-19.

Tatianna Macedo, uma das telefonistas responsáveis pelos atendimentosO serviço de Call Center está funcionando desde o último dia 20, e tem registrado, em média, 25 ligações por dia. "Estamos recebendo muitas ligações, a maioria de moradores de outros municípios longe daqui. A maior parte dos atendimentos é sobre a realização do Censo Previdenciário, emissão de cédula C e informações sobre processos e dúvidas sobre documentos", contou a telefonista Tatianna Macedo.

Análise e concessão - A análise e concessão de benefícios (aposentadoria, pensão, reserva/reforma remunerada) são feitas pela Diretoria de Previdência. Para que não haja atrasos e prejuízos ao público, foi instituído um Plano de Trabalho específico aos setores subordinados diretamente à Diretoria.

"Dentre as ações efetivadas, destaco o suporte de técnicos previdenciários aos canais institucionais de atendimento remoto aos inativos e pensionistas; adoção de escala de revezamento da jornada de trabalho, reduzindo o quantitativo das atividades presenciais; implementação do regime de teletrabalho, sendo este obrigatório para os servidores inseridos em grupos de risco, mantidas as metas institucionais de produção de cada setor; intensificação da utilização do sistema PAE (Processo Administrativo Eletrônico) para atendimento das demandas relativas à concessão de benefícios previdenciários e expedição de Certidões de Tempo de Contribuição, garantindo maior dinamismo e celeridade aos procedimentos internos", detalhou a airetora de Previdência, Renata Faciola.