Arcon orienta empresas de transporte intermunicipal sobre cuidados com higienização

19/03/2020 15h55 - Atualizada em 19/03/2020 18h30
Por Cybele Puget (ARCON)

Equipes de fiscalização da Agência de Regulação Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON) estão mobilizadas para orientar as empresas operadoras do transporte público intermunicipal no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. Nesta quinta-feira (19), os fiscais realizam um trabalho de conscientização nas empresas operadoras nos portos e terminais hidroviários e rodoviários de todo o Estado, em cumprimento as determinações do decreto governamental que trata sobre os cuidados com higienização no transporte público.

Seguindo as medidas de enfrentamento no âmbito do Estado do Pará, a Arcon expediu Portaria, em vigor a partir de hoje (19), que determina que as empresas realizem, a cada conclusão de trajeto da viagem, a higienização de bancos, pisos e corrimãos das embarcações ou ônibus, e que seja disponibilizado o álcool gel para o uso dos passageiros.

“As equipes de fiscalização atuarão de forma ostensiva para o cumprimento das exigências sobre os cuidados com a higienização no transporte intermunicipal com o intuito de evitar o contágio do Coronavírus entre os passageiros”, explica Eurípedes Reis diretor-geral da Arcon.

Os fiscais estão  distribuídos em duas frentes de trabalho em Belém: no terminal rodoviário e no hidroviário. Além da capital e região Metropolitana, a Arcon também estará com fiscais nos municípios de Barcarena, Castanhal, Marabá, Altamira, Santarém, Itaituba, Breves e Salvaterra, e equipes volantes circulando pelas demais regiões do Estado.

“Neste primeiro dia de aplicação das determinações da Portaria, os fiscais estão orientando e informando sobre as medidas de higienização, mas a partir de amanhã, sexta-feira (20), a fiscalização irá aplicar as penalidades cabíveis para os casos de desobediência”, reforça Ivan Bernaldo, diretor de fiscalização da Arcon.