Santarém ganha posto do INSS e novos serviços do Detran
A secretária de Estado de Administração, Alice Viana, assinou nesta terça-feira (13), em Santarém, um termo de cooperação com a Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social, que estabelece a implantação de um posto de atendimento da agência do INSS no prédio da Estação Cidadania do município.
O termo foi assinado pela gerente executiva Rosimere Lima de Andrade e tem validade de três anos. "A meta é atender 60 segurados por dia. O serviço vai contar com três servidores do INSS e trará mais comodidade à população do município, que hoje conta apenas com uma agência do instituto", afirmou Alice Viana.
Após a assinatura do termo, o próximo passo será garantir a logística do setor e a capacitação de servidores da Estação Cidadania que são lotados na triagem, para que se adequem ao atendimento previdenciário. Todos os serviços serão feitos no posto de auto-atendimento, exceto benefícios e perícias médicas. Os primeiros atendimentos devem acontecer a partir do dia 3 de julho, no horário de 8h às 14h, de segunda a sexta- feira.
Detran – A população de Santarém ganhará também com a ampliação dos serviços oferecidos pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que funciona no posto avançado do Estação Cidadania. O objetivo é descentralizar serviços criando mais agilidade e acessibilidade para o cliente. A proposta deve ser implementada no segundo semestre deste ano.
A iniciativa se deu após visita da diretora geral do Detran, Andrea Hass, na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município e a realização de estudos levantados pela Coordenadoria do Núcleo das Ciretrans (CNCIR), do órgão, que comprovaram a grande demanda da região. São 93.332 veículos, entre estes aproximadamente 45 mil motocicletas, que realizam atendimento diário na agência de Santarém.
O Detran já oferece atendimento voltado para serviços de veículos no posto avançado do Estação Cidadania do município, mas com a ampliação passará a contemplar atendimento para os processos de Carteira Nacional de Habilitação e captura biométrica, garantindo mais facilidade ao usuário e rapidez na prestação de serviço. “Essa será mais uma opção que o usuário terá para resolver suas questões e com a oferta desse serviço em mais de um ponto da cidade poderemos atender a população com mais eficiencia, eficácia, conforto e segurança”, avaliou Andrea Hass.
(Colaboração: Aldirene Gama - Ascom Detran)