Programação especial marca o Dia Mundial do Doador no Hemopa
Nesta quarta-feira, 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data é especial para o publicitário Luiz Fernando Vogel que completou 45 anos e festejou a data doando sangue na sede do Hemopa. O dia foi dedicado aos doadores, com programação musical e palestras de estímulo a doação de sangue entre os jovens.
O evento também fez parte do encerramento da campanha junina da Fundação. Em cada um dos quatro dias de ação, houve uma média de 300 bolsas de sangue coletadas; num dia comum, esse número não chega a 150. Mas a iniciativa do Junho Vermelho continua, para conscientizar sobre a necessidade do ato até o final do mês.
O Coral do Hemopa, que se apresentou com o cantor Jorginho Gomez, animou as pessoas que estavam na sala de espera da coleta de sangue com um repertório de forró e carimbó. Já o violonista Felipe Bruno, que faz parte da Orquestra do Theatro da Paz, emocionou a todos. “Tudo isso é para agradecer cada uma dessas pessoas. Doar sangue é doar um pouco de si para o outro. Sem a presença de cada um desses doadores não seríamos nada”, explica a presidente da Fundação, Ana Suely Saraiva.
Luiz Fernando e a esposa Andréia Cavalcante, decidiram festejar o aniversário de uma maneira muito especial. “Desde o ano passado, nós combinamos que no dia dos nossos aniversários nos iríamos comemorar doando sangue”, conta Luiz. Para Andréa, “aniversário é uma data feliz e, com esse ato, queremos estender nossa felicidade para pessoas que sequer conhecemos”.
Palestra - Ainda como parte da programação, duas instituições de ensino trouxeram seus estudantes dos cursos profissionalizantes ao Hemopa. Eles participaram de palestra e puderam entender o funcionamento do hemocentro, como o feito no atendimento dos pacientes hematológicos e o acolhimento dos doadores. Também tiraram dúvidas sobre os mitos e os critérios para a doação de sangue. Depois, eles conheceram a instituição e muitos deles fizeram sua primeira doação de sangue.
A gerente de captação, Juciara Farias, foi quem ministrou a palestra aos jovens. Segundo ela, o principal objetivo da ação e fazer com que esses estudantes se tornem multiplicadores das informações aprendidas na Fundação. “As pessoas precisam de motivação pra fazer qualquer coisa na vida. Com a doação de sangue não é diferente. O que queremos é que essa motivação esteja em ajudar o outro, em sentir a dor do outro, em se colocar no lugar daquele que precisa de sangue”.
A coordenadora pedagógica do Sistema Educacional Multicursos, que funciona em Igarapé Miri, Micileyde Santos, conta que a ideia da parceria com o Hemopa nasceu da ideia de aliar a prática educacional à formação de indivíduos socialmente responsáveis. “Eles são estudantes do curso técnico em enfermagem e queremos que tenham contato com a profissão. Mas, junto a isso, queremos desenvolver neles um lado mais humano, de preocupação com o próximo”, comenta.
A professora Nadja Milena acompanhou outros 67 jovens do Instituto de Educação Permanente da Amazônia (IEPAM), de Vila dos Cabanos, Abaetetuba e Moju. “Sempre tivemos vontade que trazer nossos alunos aqui. E hoje estamos conseguindo fazer tudo: a visita, ter a palestra, doar sangue e ainda participar da programação musical”, comemorou Nadja.
Funcionamento - Em função do feriado de Corpus Christi na quinta-feira, 15, o serviço de coleta da Fundação Hemopa não funcionará. Isso vale para a hemorrede estadual que é compreendida pelo hemocentro coordenador em Belém, Unidade de Coleta Castanheira; os Hemocentros Regionais de Castanhal, Santarém e Marabá; e os Hemonúcleos de Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema. No entanto, o atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar é ininterrupto. O serviço retornará à sua normalidade a partir da sexta-feira, 16.