Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OESTE

Oriximiná arrecada mais de 200 bolsas de sangue em dois dias de campanha

A ação foi a primeira campanha externa de 2020 realizada pelo Hemocentro Regional de Santarém

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
13/03/2020 14h37

O Hemocentro Regional de Santarém realizou a sua primeira campanha externa este ano no município de Oriximiná, oeste do Pará, e teve um resultado positivo quanto a adesão dos moradores. Promovida no Hospital Municipal de Oriximiná, nos dias 11 e 12, a ação mobilizou 249 voluntários que compareceram com o intuito de fazer a doação. Ao todo, 204 bolsas de sangue foram coletadas.

Entre os doadores estava Mayara Farias, 33, que doou pela primeira vez. “Eu vim pelo sentimento de ajudar. Estou um pouco nervosa, mas confiante de que vai dar tudo certo e que esta doação vai ajudar muitas vidas”, disse a voluntária.

Para se deslocar até o município de Oriximiná, a equipe do Hemopa Santarém viajou de barco, durante 10h, cruzando os rios Tapajós e Amazonas, com toda a estrutura e equipamentos necessários para melhor atender os doadores voluntários.

“O Hemopa Santarém atende 19 municípios da região oeste e precisamos sempre estar mais próximo dos nossos doadores. Esta foi nossa primeira ação externa e que teve uma boa resposta do público. Só temos que agradecer aos voluntários que atenderam ao nosso chamado solidário”, destacou o gestor do Hemocentro, Joaquim Azevedo.

Santarém - Nos mesmos dois dias de campanha externa, 11 e 12, o Hemopa Santarém também teve um bom registro na unidade fixa. Foram 123 comparecimentos e 104 bolsas de sangue coletadas.

Uma bolsa de sangue pode favorecer até quatro pacientes. Ou seja, somando as ações de Oriximiná e de Santarém, o hemocentro alcançou 308 bolsas de sangue que vão ajudar mais de 1.200 pacientes.

Para doar sangue, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Serviço:

Hemocentro Regional de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Mais informações: (93) 3524-7550.