Caravana Pro Paz Cidadania realiza 5 mil atendimentos em Bragança
Depois de quatro dias instalada em Bragança, no nordeste do Pará, a Caravana Pro Paz Cidadania beneficiou 5 mil pessoas com os serviços de emissão de documentos e atendimento jurídico, tudo de forma gratuita e com uma rapidez que rendeu muitos elogios da população bragantina. O evento, que é uma ação do Governo do Pará, iniciou no domingo (11) e terminou nesta quarta-feira (14).
Os moradores de Bragança se deslocaram até a quadra do Senai na BR-308, próximo a entrada da cidade, para emitir RG, Certidão de Nascimento (1ª e 2ª via), Carteira de Trabalho, Carteira Social, fotos 3x4, além de poder se inscrever no Programa ID Jovem e receber atendimento e orientação jurídica. Ao longo dos quatro dias foram emitidas 2,2 mil carteiras de identidade, cerca de mil carteiras de trabalho e centenas de certidões de nascimento.
Para Roberto Oliveira, coordenador da Caravana Pro Paz Cidadania nos municípios da região Nordeste do Estado, o evento foi um sucesso. “Foi interessante fazer esse trabalho aqui porque ajudou muita gente que será beneficiada com o ‘Minha Casa Minha Vida’, que estará aqui semana que vem. O Pro Paz Cidadania chegou cheio de carinho e vontade de trabalhar para ajudar o povo bragantino, pois sabemos que é necessário combater o sub-registro e fazer com que as pessoas sejam cidadãs perante a justiça e a lei. Se ela não possuir, não tem como participar de programas sociais como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Escola, Bolsa Família, Cheque Moradia, Crédito Cidadão e todos os programas federais e estaduais”, explicou.
Davi Costa chegou apreensivo ao local, pois estava sem nenhum documento e teria de gastar cerca de R$200 para emitir todos novamente após um assalto. “Eu estou desempregado e deixei de conseguir o trabalho por não ter os documentos. Estava difícil tirar, pois era necessário pagar para isso e não tinha como, então aqui tirei minha certidão, RG e carteira de trabalho”, contou o rapaz de 25 anos.
Dona Regina Brito procurou a Caravana pela facilidade. “Consegui uma senha ontem a tarde, fiz o documento e pela manhã do outro dia já recebi. Eu não sei nem como eu faria para tirar meu RG se não fosse pela Caravana”, agradeceu.
Na próxima sexta-feira (16) e sábado (17) a Caravana estará no município de Augusto Corrêa. Na segunda-feira (19) e terça (20), na cidade de Tracuateua, onde serão realizados os mesmos atendimentos.
Outros municípios - A agenda da Caravana Cidadania é extensa e percorrerá ainda este ano dezenas de municípios. Primavera receberá o o programa nos dias 22 e 23 deste mês. Quatipuru nos dias 25 e 26 e São João de Pirabas dias 28 e 29. Em julho, a caravana passa pelos municípios de Santarém Novo, Salinópolis, Cachoeira do Piriá, Santa Luzia do Pará, Ourém, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte, São Domingos do Capim, Igarapé- Açú e São Francisco do Pará. Em seguida, percorre outros municípios do nordeste paraense até o final de setembro.
O Programa - O Pro Paz Cidadania surgiu em 2011 e oferece serviços nas áreas da saúde e cidadania, como emissão de documentos, assistência jurídica, atendimento médico e odontológico, para pessoas em situação de vulnerabilidade dos municípios paraenses. A partir das cidades-polo das regiões de integração, o programa atende grande parte dos municípios, investindo principalmente na emissão de documentos para reduzir o sub-registro no interior do Estado.
O projeto conta com a adesão de diversos órgãos e secretarias do Governo do Estado, além de prefeituras e instituições não governamentais, que tornaram-se parceiros com papel fundamental nas ações que, em 4 anos, já chegaram a mais 2 milhões de atendimentos. Secretaria de Estado de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Ministério do Trabalho, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, dão apoio constante ao Pro Paz Cidadania.