Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REINSERÇÃO

Lançamento do 'Projetar o Futuro' inicia semana da mulher no CRF

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
09/03/2020 18h28

Internas do Centro de Recuperação Feminino (CRF) em Ananindeua participarão, durante toda esta semana, de uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. No domingo (8), houve o lançamento do “Projetar o Futuro”, uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), juntamente a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), na qual, sessões de cinema são realizadas às sextas-feiras com o intuito de promover resenhas e debates – que contam com a participação de psicólogos, assistentes sociais e de um curador da ACCPA - acerca do tema mensal e do filme escolhido. As atividades resultam em remição de pena para as internas. 
 
Durante o lançamento do Projeto elas assistiram a trechos do documentário produzido com as internas participantes, bem como teve em seu público, as próprias internas. Antes disso, ainda receberem cuidados estéticos como cabelo e maquiagem por meio da parceria da Igreja Universal com a SEAP. A programação contou ainda com a apresentação musical do projeto Corda Livre, exposição e comercialização de produtos artesanais desenvolvidos pela Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe). Houve ainda um coquetel servido e produzido por meio do curso de panificação no próprio CRF. Todos são projetos desenvolvidos na unidade prisional.
 
“O dia de hoje é muito importante e a música é a minha vida, eu amo a música e tudo o que a gente faz com amor, traz felicidade”, esta afirmação é de uma das internas ao falar emocionada sobre o projeto de musicalização do qual participa. “O projeto ajuda com que eu sinta minha alma mais leve. Hoje é o dia da mulher e, apesar de estarmos aqui, é o nosso dia também. Aqui, estamos passando por um aprendizado para nos tornarmos pessoas melhores e termos uma vida digna”, pontuou.
 
Para outra interna, aluna do curso de panificação da unidade, este é um momento muito importante, pois a oportunidade de ter feito parte dos doces e salgados servidos no evento se dá como resultado do curso que, agora, ela e as outras 16 custodiadas recebem. “Nunca tivemos um voto de confiança como o de hoje. Então, a qualificação é uma experiência que será útil aqui e para a nossa vida”. 
 
“Todo esse trabalho é muito salutar, todas as ações que temos aqui e hoje e as que serão realizadas no decorrer da semana, fazem parte do trabalho que desenvolvemos desde quando assumimos esta unidade, há dois meses. Queremos nossa casa tranquila, calma e fornecendo oportunidades a quem tanto precisa e cabe a nós o trabalho de criação e oferta dessas oportunidades”, afirma a diretora do CRF, Rita Canto.

Segundo Belchior Machado, diretor de Reinserção Social, o dia de hoje, marcado por ser uma data comemorativa em homenagem à mulher, é também o momento ideal para as ações de promoção de reinserção destas. “Com o lançamento do projeto Projetar o Futuro, traremos às internas reflexão sobre diversos valores humanos como, amor, esperança e sonhos, considerando que muitas não tiveram a oportunidade de estudar ou de trabalhar. Esperamos que, com esse projeto, elas consigam ter um desejo de realizar seus sonhos através do estudo, do trabalho e se interessem cada vez mais pelas atividades da reinserção social para que, com isso, consigam sair da criminalidade, das facções e passem a não mais reincidir no crime”, reiterou. 

De acordo com a chefe de gabinete da SEAP e idealizadora do Projetar o Futuro, Sheila Faro, o projeto consiste em uma ideia que, mais do que uma ação, é uma política de governo e que deve ser perpetuada para que outras custodiadas tenham oportunidades, uma vez que este “permite o conhecimento de outras realidades de outros mundos por meio do cinema”. Ainda segundo a idealizadora, essa iniciativa é inédita no Brasil por ser a primeira vez que o cinema é utilizado visando a promoção da remição de pena e não como uma regalia àqueles que possuem bom comportamento.

“Nossa proposta é que elas consigam sair daqui com esse legado deixado pela 7ª arte que possui várias histórias bonitas que permitem uma identificação e é isso o que queremos: que consigam sair, se reintegrar à sociedade e que consigam viver felizes fora daqui. Agradecemos ao secretário porque ele e este governo têm possibilitado que, com essa gestão, consigamos colocar em prática as ideias inovadoras, com a aposta na reinserção social para que elas, aqui, tenham os direitos que lhes cabem e para que, futuramente, consigam ter uma vida melhor fora daqui”, pontuou.
 
Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, os projetos desenvolvidos nos centros femininos no Estado, como no CRF de Ananindeua / Marituba, Marabá e Santarém, demonstram à todo o sistema, antes dominado pelo crime, como a população carcerária feminina lidera o quantitativo da realização de atividades de arte, cultura, trabalho, educação em comparação à população masculina, chegando a ter, praticamente, o dobro de realizações. 
“Nossa prioridade, neste ano de 2020, é desenvolver um sistema que reinclua, para isto, visamos crescer e duplicar o número de Pessoas Privadas de Liberdade envolvidas com atividades socioeducativas porque é isto que interessa a sociedade: receber aquele que foi aprisionado em condições de igualdade ao que não foi, e este retorno é o grande desafio do sistema prisional no mundo, no Brasil e para o estado do Pará”, afirmou o titular da SEAP.
 
Prêmio Innovare
 
Devido sua característica inovadora, o Projetar o Futuro será submetido ao Prêmio Innovare, do Instituto Innovare, sendo esta uma das premiações mais respeitadas da Justiça brasileira, que visa a divulgação das boas práticas e de iniciativas inovadoras.
Outros projetos da SEAP já receberam destaque na premiação em edições anteriores, como a Coostafe e o Conquistando a Liberdade.
 
Programação para a Semana da Mulher, no CRF
 
A semana de programações especiais voltadas às mulheres, iniciada hoje, com o Projetar o Futuro, também terá enfoque no esporte, inclusive com a visita de alguns jogadores do Paysandu e do Remo durante os campeonatos de futebol e queimada; na educação, com diversas oficinas de educação, trabalho, cinema, dança; além do “dia da saúde”. Ao final será realizado um desfile com a coleção 2020 desenvolvida pela Coostafe, feito por completo com produtos recicláveis.