Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JEPS

Etapa da região do Salgado mobiliza cerca de 400 alunos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/06/2017 00h00

Foi grande a mobilização dos moradores do município de Maracanã, na região do Salgado, para sediar a etapa regional da 59ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), realizados entre os dias 14 a 18 deste mês. O ginásio da Escola Estadual Izidório Francisco de Souza ficou lotado desde cedo, quando iniciaram as apresentações culturais com temáticas juninas.

Durante a cerimônia de abertura, a tocha olímpica foi conduzida pelo aluno Paulo Henrique Silva. A festa reuniu oito delegações de municípios, além do anfitrião: Quatipuru, Augusto Correa, Salinópolis, Bragança, Santa Luzia, Concórdia do Pará e Bonito, que disputarão vagas para a etapa estadual da competição. As disputas na regional do Salgado envolvem quatro modalidades: basquetebol, handebol, futsal e voleibol.

Essa etapa do JEPs envolve cerca de 400 alunos-atletas nas categorias A (de 10 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos), tanto no masculino como no feminino, e mobiliza 21 escolas (15 estaduais, cinco municipais e uma federal). Além da Izidório Francisco de Souza, a Escola Municipal Francisco Nunes também recebe as competições.

A prefeita da cidade, Raimunda da Costa Araújo, conhecida como professora Dica, declarou abertos os jogos e deixou uma mensagem de paz e fraternidade para os estudantes. "Vamos competir, mas com espírito esportivo, como atletas conscientes que sabem ganhar e perder. Vocês chegaram até aqui como praticantes de esportes, que exige regras e disciplina, portanto já são grandes vencedores na vida. O esporte cumpre muito bem o papel de formar, mais do que indivíduos disciplinados, verdadeiros cidadãos."

A coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ana Glória Guerreiro, destacou o papel do governo do Estado no incentivo a ações que promovam a cidadania, entre elas o esporte educacional, que trabalha principalmente a inclusão social. "Os estudantes que se classificam na etapa regional se habilitam para a etapa estadual do JEPs e de lá seguem para a fase nacional, os Jogos Escolares da Juventude, quinto maior evento do mundo realizado nesse âmbito. Esse é um compromisso firmado pelo governador Simão Jatene com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), de levar esses alunos-atletas para a competição nacional", disse.

As disputas dos Jogos Escolares da Juventude na categoria A estão previstas para a segunda quinzena de setembro, em Curitiba (PR), e da categoria B para a segunda quinzena de novembro, em Brasília (DF). Ao todo, o Pará deve levar 362 atletas em 13 modalidades: handebol, futsal, basquetebol, voleibol, badminton, vôlei de praia, judô, luta olímpica, natação, atletismo, ginástica rítmica, tênis de mesa e xadrez.

Renan da Cunha, 15 anos, aluno da Escola Municipal Rosa Athayde, de Augusto Correa, foi vice-campeão pelo seu município na etapa estadual na modalidade handebol e está confiante que este ano estará na fase nacional. "Este ano estamos mais preparados e mais perto do sonho de colocar a camisa da nossa escola na disputa junto com atletas de todo o Brasil", disse.

Já para a zagueira Maysa Pinheiro, 15 anos, da Escola Izidório Francisco, de Maracanã, a competição tem caráter integrador. "Eu comecei no futebol de campo há dois anos e entrei para o futsal para competir nos JEPs porque seria uma oportunidade de conhecer novas pessoas, fora do mundo virtual, como é mais comum acontecer nesse nosso tempo", disse. A próxima regional dos JEPs será em Marabá, de 20 a 26 deste mês.