Santarém ganhará Centro Regional de Governo em agosto
O governador Simão Jatene já deu aval à Secretaria de Estado de Administração (Sead) para proceder às obras de adaptação do antigo prédio do Ministério Público Estadual, localizado à travessa 15 de Agosto, em Santarém, que sediará o Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas. A inauguração está prevista para daqui a dois meses.
O imóvel causou boa impressão aos cinco secretários e sete membros do primeiro escalão do governo que estiveram no município, esta semana, para participar de um encontro com gestores locais de órgãos da administração direta e indireta. “É um prédio bem estruturado, de fácil acesso e que terá uma importância estratégica decisiva na definição de políticas públicas para esta região”, afirmou o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino.
Dias antes, no sábado (10), quando esteve em Santarém para inaugurar a Escola Tecnológica, o próprio governador Simão Jatene foi levado ao imóvel pela secretária de Administração, Alice Viana, coordenadora do projeto de criação do Centro Regional, e gostou do que viu.
“O local é ótimo. A adaptação será de baixíssimo custo, considerando o grande benefício que este centro representa”, afirmou Jatene. “É um espaço apropriado para abrigar todos os segmentos que atuam nesta região, promovendo a integração entre os diversos setores, com o objetivo de melhor servir à população”.
Durante a visita, o governador telefonou para o procurador-geral do Ministério Público, Gilberto Valente, que imediatamente concordou em ceder o prédio para o governo do Estado, sem ônus. “O Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas consolida uma série de medidas definidas pelo governador Jatene com o propósito de demonstrar que a presença do Estado é cada vez mais intensa nesta região”, ressalta Alice Viana.
Segundo a secretária, além de reunir diversos agentes estaduais em um só espaço, facilitando a vida do cidadão que procura os serviços do governo, o Centro promove a celeridade nas ações públicas em áreas importantes, como saúde, educação, segurança e assistência. A integração é uma das marcas deste governo. “Promover essa estratégia na perspectiva regional é um passo importante para reforçar o combate à pobreza e à desigualdade, missão esta na qual estamos todos empenhados”, diz Alice.